Conectado com

O sonho da galinha morta

Editorial

O sonho da galinha morta

Por Werno Elias Koch – Empresário, proprietário da Integrity Imobiliária e Incorporadora, Corretor de Imóveis, Perito Avaliador Imobiliário credenciado pelo CNAI e Graduando em Gestão Imobiliária.

(45) 9 9801-6307

integrityimoveis@gmail.com

 

Nesta semana, um grande amigo me fez uma pergunta um tanto quanto aleatória, mas senti necessidade de falar sobre este assunto.

– E então, meu amigo Werno, diga para mim: o preço dos imóveis vai baixar? Quando?

Na verdade foram duas indagações, sendo que a última veio com uma certeza tão absoluta, que só faltou colocar uma data para acontecer.

– A resposta é não, não baixará!

Cada tipo de imóvel tem suas particularidades, por isso penso em separar um pouco as situações para poder explicar melhor:

No caso de lotes ou terrenos, a valorização em 2021 ficou em torno de 5,29%.

Há situações onde o cliente pode comprar o terreno na pré-entrega do loteamento, podendo ganhar em torno de 10% na compra, tendo esta valorização imediata quando da entrega pela loteadora, neste momento ocorrendo o nivelamento pelo valor de mercado como imóvel pronto (temos algumas situações assim acontecendo atualmente em nosso município).

Casas e apartamentos novos: no ano passado, tivemos uma alta generalizada nos preços dos materiais de construção, fazendo com que o reajuste chegasse em torno de 30%; repasse necessário para manter o setor da construção civil saudável. Neste ano, ao menos por enquanto, os preços dos materiais estão mais estabilizados, trazendo boas expectativas para quem deseja comprar.

Casas e apartamentos usados: a valorização é garantida também, principalmente tendo-se boa manutenção, fator este imprescindível para fugir o máximo possível da natural depreciação que o tempo pode causar com o uso do bem não sendo zelado.

Não temos atualmente em nosso país a temida “bolha imobiliária”, que nada mais é do que um aumento exagerado dos preços, inflacionando o mercado, não representando assim o valor real dos imóveis. Quando a tal bolha estoura, há diminuição brusca nos preços, podendo causar uma séria crise econômica ao país, isto aconteceu nos Estados Unidos em 2008.

Muito ouvimos falar também sobre a “galinha morta”, sonho e desejo de consumo de investidores de plantão, mas dou um alerta para quem só procura isso, pois este animal está cada vez mais extinto, e não é pelo fato de estar “morto” e sim porque todo bom proprietário está atento pela valorização de seu bem e na dúvida acaba consultando uma imobiliária capacitada ou um perito avaliador, o qual poderá lhe dar os verdadeiros parâmetros de valores a praticar. Imóveis com preço justo, tendem a ser comercializados mais depressa.

Existem outros fatores que influenciam na valorização maior de um imóvel, como melhor localização, realização de obras públicas (como creches, escolas, postos de saúde, formação de áreas de lazer, melhoria de ruas, progresso comercial local ou mesmo industrial, etc).

Caro leitor, você viu que em nenhum momento falei em baixa de preços nos imóveis, pelo contrário. Quem sonha esperando a galinha morrer, perde bons investimentos e vê seu dinheiro morrendo a cada dia que passa; pense nisso, aja agora.

http://integrityimoveis.com.br/

Editorial
Kelli Cristina Scherer e Leomar André Thiel - Diretores da Revista Paz

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Editorial

  • Editorial

    Ressuscitou!

    Por

    Jesus ressuscitou. “E esta é a promessa que Ele nos fez: a vida eterna”. 1 João...

  • Editorial

    Em quem confiar?

    Por

    Recentemente, em uma conversa entre amigos, ouvi uma pessoa dizendo: “hoje em dia, não se pode...

  • Editorial

    Há esperança!

    Por

    “Ano novo, vida nova!” Certamente, você já ouviu ou até mesmo falou essa expressão muito comum...

  • Editorial

    Ainda dá tempo!

    Por

    Você fez planos para realizar determinadas atividades ou até mesmo um sonho neste ano de 2023,...

  • Editorial

    Responsabilidades…

    Por

    “Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer, não se desviará...

Para o Topo