Conectado com

Precisão de bisturi

Mercado Imobiliário

Precisão de bisturi

Por Werno Elias Koch – Empresário, proprietário da Integrity Imobiliária e Incorporadora, Corretor de Imóveis, Perito Avaliador Imobiliário credenciado pelo CNAI e Graduando em Gestão Imobiliária.

(45) 9 9801-6307

integrityimoveis@gmail.com

 

Certa vez, conversando com um colega de profissão na construtora em que trabalhava, falávamos sobre nossas habilidades; este me disse que eu era excelente ouvinte e quando precisava agir ou falar, tinha a precisão de cirurgião com seu bisturi, indo sempre ao ponto exato da questão.

O tempo passou, e então, quando finalmente resolvi abrir minha própria imobiliária, surgiu a necessidade de colocar um slogan para meu negócio, surgindo a ideia da frase “Fazer é preciso”.

Acredito que surgiu de uma forma muito natural, afinal, lembrei-me daquela conversa e pude juntar em uma única palavra (preciso), dois sinônimos: necessidade e precisão, tendo prontamente identidade comigo e com o trabalho que desejava desempenhar.

Meu trabalho tem dois caminhos distintos:  comercialização/incorporação de imóveis e como perito avaliador judicial ou extrajudicial. Quando trabalho em um destes campos específicos no mesmo imóvel, preciso ficar imparcial em um deles, a não ser que o motivo da avaliação seja com opção de venda (angariar para vender), sendo possível conciliar as atividades.

Hoje, deixarei falar o Werno Perito Avaliador, onde irei procurar lhes mostrar um pouco desta atividade que me fascina tanto, também trazendo constantes desafios, pois nenhum imóvel, por mais parecido que seja com outro, jamais será igual; cada um tem seu diferencial.

Ao falarmos de um prédio de apartamentos, por exemplo, temos muitas vezes plantas idênticas; usamos a lei da física, onde dois corpos não ocupam o mesmo lugar ao mesmo tempo, começando então as diferenças. No mesmo andar, temos faces distintas para o sol, frente para rua principal, laterais, vista, sim a própria vista influencia em um parecer avaliativo. Temos também a diferença de andar: quanto mais alto, mais caro, valendo para prédios com elevador, pois caso não haja, o térreo e andares inferiores são melhor avaliados.

Ao falarmos em condomínios, há edifícios com área de lazer, com mais ou menos itens, influenciando no valor final. Vagas de garagem, cobertas ou não, segurança do local, depreciação, enfim, havendo muitos outros pontos, sem falar na localização do imóvel, que é um dos fatores mais determinantes na hora de fechar o valor do imóvel avaliando.

Para pontos e salas comerciais, conta-se o tempo de uso, padrão construtivo, posição em relação à rua, térreo ou sobreloja, acesso com uso obrigatório de escadas ou opção de elevador, relação com o trânsito de veículos ou pessoas, se é de esquina ou meio de quadra, possibilidade de vitrines, iluminação do espaço, perfil dos moradores e consumidores, localização e muito mais.

Para residências:  de alvenaria, com ou sem laje, de madeira, mista, conjugada ou não, madeiramento do telhado, telhas, material de acabamento, se é cercada por muro ou grade, possui jardim, há sobra de terreno, possibilita ampliações, etc… e, novamente, a localização.

Para terrenos, posição na quadra, metragem, aclive, declive, plano, elevação ou não em relação à rua, necessidade de aterramento, posição do sol em relação ao imóvel, vizinhança… e, localização.

Em imóveis rurais, acesso com asfalto, pedra irregular, cascalho, terra, distância de via principal, benfeitorias, divisa com rios, existência de nascentes, açudes ou a possibilidade de fazê-los…

Água, sim, nossa fonte da vida cada vez mais valorizada, contando com suas infinitas possibilidades (irrigação, por exemplo), existência de mata nativa, quantidade e qualidade da terra produtiva, onde sua equivalência pela soja tem seu valor vinculado justamente por sua produção, onde costumo dizer que não importa o patamar de preço que este grão chegue, o valor da terra produtiva chegará junto também. e, mais uma vez, a localização!

Ressalto que citei somente alguns pontos a serem avaliados para o resultado final. Infinitas são as possibilidades. Procurei separar um pouco os tipos de imóveis, mas muito do que falei para cada um, vale para todos.

Cada vez mais, exige-se pesquisa e conhecimento de mercado para o Perito Avaliador.

Citei localização tantas vezes, mas lhes afirmo que este é um dos fatores mais determinantes no trabalho de avaliação. Localização avaliada três vezes, antes de qualquer outra coisa.

Como podem ver, a responsabilidade em avaliar um imóvel é muito grande. Ao finalizar e assinar um laudo de avaliação e determinar o valor do bem, poderia dar a impressão de que a caneta chegaria a pesar, mas lhes digo que não, pois quando sabemos os caminhos técnicos, matemáticos, conhecimento de mercado, juntando-se ética, imparcialidade, compromisso e amor ao que se faz, então o “peso” deixa de existir e o resultado é muito tranquilo e seguro, trazendo credibilidade e certeza de contratação de futuros trabalhos.

Cada profissão tem seus desafios, a de perito avaliador imobiliário não é diferente, mas como diria o filósofo, “faz parte”.

Quando me perguntam o que é avaliar para mim, digo que “Avaliar é preciso”, com a mesma precisão cirúrgica de um cirurgião e preciso também pela necessidade de atender da melhor forma aos clientes, e que isto sempre lhes beneficie: compradores, vendedores e a quem necessita de um trabalho de avaliação, independente do fim que procura.

O famoso ganha-ganha que tanto falamos aos quatro ventos, ondas, frequências, sinais de fumaça, brados retumbantes…

Grande e fraterno abraço a todos!

http://integrityimoveis.com.br/

 

Mercado Imobiliário
Werno Koch - Integrity Imobiliária e Incorporadora

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Mercado Imobiliário

  • Mercado Imobiliário

    Vou ali comprar um terreno e já volto

    Por

    Por Werno Elias Koch – Empresário, proprietário da Integrity Imobiliária e Incorporadora, Corretor de Imóveis, Perito...

  • Mercado Imobiliário

    Calça branca

    Por

    Por Werno Elias Koch – Empresário, proprietário da Integrity Imobiliária e Incorporadora, Corretor de Imóveis, Perito...

  • Mercado Imobiliário

    Compre, meu filho!

    Por

    Por Werno Elias Koch – Empresário, proprietário da Integrity Imobiliária e Incorporadora, Corretor de Imóveis, Perito...

  • Mercado Imobiliário

    Vejo placas!

    Por

    Por Werno Elias Koch – Empresário, proprietário da Integrity Imobiliária e Incorporadora, Corretor de Imóveis, Perito...

  • Mercado Imobiliário

    Mitos e verdades sobre a profissão de Corretor de Imóveis

    Por

    Por Werno Elias Koch – Empresário, proprietário da Integrity Imobiliária e Incorporadora, Corretor de Imóveis, Perito...

Para o Topo