Conectado com

Vou ali comprar um terreno e já volto

Editorial

Vou ali comprar um terreno e já volto

Por Werno Elias Koch – Empresário, proprietário da Integrity Imobiliária e Incorporadora, Corretor de Imóveis, Perito Avaliador Imobiliário credenciado pelo CNAI e Graduando em Gestão Imobiliária.

(45) 9 9801-6307

integrityimoveis@gmail.com

 

Ei, por que tanta pressa? Espere um pouquinho, vou te dar umas dicas valiosas para você fazer o melhor negócio.

Comprar um terreno é simples, mas consideremos que adquirir um imóvel exige atenção, afinal, cada um de nós tem uma ideia, um sonho  ou projeto de vida,  e se há uma primeira grande necessidade, é saber o que deseja edificar neste lugar que tanto sonhou e está prestes a materializar.

Te garanto que valerá muito ganhar este tempinho lendo o que o seu consultor imobiliário favorito vai escrever; prometo que não leva mais de duas horas… brincadeirinha!

Hoje vou falar sobre o terreno ideal para seu projeto e caso sua ideia seja comprar um lote, vou lhe dar algumas dicas para que possa acertar na melhor compra.

Penso em seis fatores muito importantes, vamos a eles:

 

1- Dúvida sobre comprar um terreno de esquina ou meio de quadra

Muitas vezes, pensamos logo no lote de esquina, por ser mais valorizado, mais bonito, com mais destaque, podendo fazer duas fachadas, o que encarece um pouco mais a construção, mas se custo não é seu problema, mãos à obra! O fator contra é ter que respeitar os recuos frontais exigidos, o que fará perder um pouco mais de área. Geralmente, os lotes de esquina têm uma metragem maior, mas a palavra geralmente remete a exceções, portanto, é bom atentar sempre para este fato.

No lote de meio de quadra, precisa ser respeitado somente o recuo frontal, fazendo com que possa aproveitar melhor o terreno dependendo do projeto e também contemplará apenas uma fachada.

 

2- Qual a melhor posição do sol? Sol da manhã ou da tarde?

Em nossa região,  a preferência é por face Leste, ou sol da manhã; isso faz com que o valor comercial pedido seja sempre maior.  Vivemos em um lugar com mais frequência de altas temperaturas e o sol da manhã é mais ameno, mas o gosto é de cada um.

Analisa-se algumas coisas, como por exemplo, se você gosta de vidros grandes, muita luz, pensa em fazer um sobrado com a escada aparente, ou não queira o calor mais intenso do dia, queira gastar menos com ar condicionado, neste caso, escolherá de preferência  face Leste.

Mas, se você pensa em construir uma piscina, queira se privilegiar ao máximo da ação do sol, tendo uma casa de veraneio, cabe aí uma face Oeste, sol da tarde, ou mesmo face Norte, onde terá o máximo de aproveitamento do fator sol.

Comparando com a face Leste, terás um custo um pouco maior com ar condicionado, cortinas, maior necessidade de fazer um jardim, pensando em árvores de sombra, vidros mais espessos…mas vamos combinar, fica um espetáculo também.

Cada um tem suas estratégias e quem sou eu para discordar: estou aqui justamente para lhe ajudar, lembra?!

E face Sul? Bem, neste caso, você terá menor incidência de luz solar o dia todo. São terrenos muito bons até caso queira edificar um estabelecimento onde utilize muita câmara fria, um açougue, chocolateria, loja de frios, adega, farmácia, ou no caso de construir uma casa, talvez queira realmente menos calor, questão de gosto, não fosse assim, os terrenos face Sul seriam abolidos. Seria algo como tirar as subidas de uma rua, deixando somente as descidas.

 

3- O que mais influencia na localização do terreno?

Um poste ou uma boca de lobo bem na frente do imóvel, justamente onde o projeto pensado contemplaria a entrada para o carro, existem árvores dentro do imóvel, elas podem ser cortadas, ou melhor, qual o grau de dificuldade para conseguir liberação da prefeitura para isso? Há construções muito altas nas laterais, um paredão ou algo que faça minha futura casa ficar “sufocada”?

 

4- Este terreno precisa ser aterrado?

Neste ponto, precisamos analisar o desnível dele em relação à rua.

Geralmente, terrenos com declive têm um valor de mercado menor, pois estima-se o custo alto para nivelá-lo, com estrutura de sustentação, muros e fundações profundas, movimentação de terra, horas de máquina trabalhando…

A não ser, é claro, que não queira aterrar, aproveitar o desnível, fazer um super projeto. Arquitetos sempre criativos adoram terrenos assim, pois pode-se ousar ainda mais em projetos exóticos e únicos, aproveitando justamente o que muitos acham ser um problema.

Terrenos com aclive, por outro lado, são mais valorizados, com alta procura por compradores, pois pode-se edificar ali uma casa imponente, estando acima do nível da rua, a tornando bastante visualizada.

 

5- Qual a característica da rua?

Analisar a vizinhança também é importante.

Por exemplo, como as casas estão dispostas, ou construídas. Térreas, sobrados, prédios, casas imponentes ou mais populares. Neste ponto, o que se analisa é o fator investimento a médio ou longo prazo, pois o ideal é que a casa que irá construir esteja ao menos na média das casas da região, pois caso algum dia pense em vender seu imóvel, poderá perder valor ou mesmo valorizá-la ainda mais. Quando construímos uma casa, pensamos em nossa família, o futuro de nossos filhos, fazendo com que a ideia de valorização do imóvel seja uma constante no futuro.

 

6- Fator investimento

A primeira regra é pensar o que vai construir, independente seja você um construtor, que irá construir para vender ou se pretende ali morar, sempre projetar e construir a casa como se fosse para  morar nela, esta é a melhor forma de acertar no investimento.

Muitas vezes, você nem precisa colocar à venda um imóvel assim, porque logo aparece um comprador disposto a pagar o que você pedir na casa. Já vi muitas histórias assim e diga-se de passagem, ótimas histórias, aquilo que pode-se colocar na conta das lendas. Quando alguém se encanta por algo que não está à venda, este estará disposto a pagar o preço que for.

Finalizando, tenha sempre  uma ideia formada, uma prévia do que busca para você e sua família. O ideal que já tenha em mente o que quer ou pode realizar, uma casa térrea, um sobrado, uma garagem abaixo do nível da rua, um ático, um loft, se o terreno é muito grande para seu projeto, ou muito pequeno…

Comprar um imóvel é como comprar uma roupa, um pouquinho mais caro claro, se bem que, dependendo da roupa ou acessório que vá comprar, poderá ser surpreendido, digo isso porque já passei em vitrines onde, confesso, já fiquei em dúvida pensando como pode um imóvel ser tão barato.

O mercado imobiliário está pronto para você.

Bem, agora pode ir ali comprar seu terreno e volte feliz, este é meu desejo.

 

http://integrityimoveis.com.br/

 

Editorial
Kelli Cristina Scherer e Leomar André Thiel - Diretores da Revista Paz

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Editorial

  • Editorial

    Ressuscitou!

    Por

    Jesus ressuscitou. “E esta é a promessa que Ele nos fez: a vida eterna”. 1 João...

  • Editorial

    Em quem confiar?

    Por

    Recentemente, em uma conversa entre amigos, ouvi uma pessoa dizendo: “hoje em dia, não se pode...

  • Editorial

    Há esperança!

    Por

    “Ano novo, vida nova!” Certamente, você já ouviu ou até mesmo falou essa expressão muito comum...

  • Editorial

    Ainda dá tempo!

    Por

    Você fez planos para realizar determinadas atividades ou até mesmo um sonho neste ano de 2023,...

  • Editorial

    Responsabilidades…

    Por

    “Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer, não se desviará...

Para o Topo