Temos uma mentalidade de que tudo o que temos e somos, é nosso e fazemos o que bem quisermos. Dizemos: a vida é minha, o emprego é meu, a namorada ou a esposa é minha, os filhos são meus, é o meu negócio, mas, não é isso que o manual de instrução diz. Você leu o manual de instrução para tudo o que você tem nas mãos até aqui?
A Bíblia fala de um certo homem muito rico, mas pensa em um homem rico, muito rico mesmo, de deixar cada um de nós de queixo caído. Antes de viajar, ele distribuiu seus bens entre os seus servos, para um deu cinco talentos, para outro deu dois e para o terceiro deu um talento, que na época era uma unidade de medida de peso e valor. Imagine o que esse homem deixou nas mãos de cada um. O que você tem, o que você conquistou, não é meramente porque você se dedicou, se esforçou para ter, apesar de ter feito exatamente o que se deveria fazer, mas foi Deus, na pessoa do Seu único Filho, quem permitiu você ter. Havia um rei, o Davi, que antes de ser rei, foi pastorzinho de ovelhas, as ovelhas de seu pai. Deus o elevou a uma posição de domínio, governo, patrão, chefe de estado, muita riqueza, muito ouro. Mas, veja o que ele diz: “Mas quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos dar voluntariamente coisas semelhantes? Porque tudo vem de Ti, e do que é teu te damos” 1ª. Crônicas 29:14. Ele está reconhecendo que a origem de todas as coisas vem de Deus, tudo o que existe, riqueza, poder, glória, inclusive você, eu, cada um de nós. Tudo de bom que você possui, vem do Senhor, Salmo 16:2.
Então, a Parábola dos talentos se encaixa na nossa vida e o dono vai voltar e pedir contas do que fizemos com o que é dele. O texto de Mateus 25:14-30, diz que os dois primeiros, investiram e dobraram os valores que ficaram responsáveis; o terceiro servo, foi repreendido, tendo o que era de sua responsabilidade confiscado e entregue para o que tinha mais. Cada um de nós somos responsáveis por administrar bem tudo o que Deus tem colocado em nossas mãos; o tempo está passando, não parece, mas o dono vai voltar e vamos ter que prestar contas para Ele. Administrar bem, com responsabilidade, tudo o que é Dele, inclusive você, leva a uma vida de alegria, paz com Ele, o dono de tudo, paz consigo mesmo, paz com o nosso próximo. Todos os dias, nos é dada a oportunidade de cuidarmos bem do que Ele tem confiado a nós, sendo muito ou pouco, sendo a sua família, seus bens, sua empresa, seu trabalho, seu próximo. Use tudo isso para servir a Deus, com fé, sendo responsável por suas ações.