O que é um homem de Deus? Como podemos conhecê-lo? Quais são suas marcas? O que rege a sua vida? O apóstolo Paulo, um homem de Deus, escrevendo sua primeira carta a Timóteo, nos versículos 11 a 16, acentua quatro importantes compromissos de um homem de Deus. O homem de Deus é conhecido por aquilo de que ele foge, segue, combate e guarda. É muito importante sabermos que não é vergonhoso fugir de algumas situações que podem nos prejudicar, acabar com a nossa vida pessoal, conjugal e até familiar. Tenho visto homens perdendo tudo na vida por não ter a coragem para fugir, mas querer encarar situações que não lhe competem. Não se preocupe, você não será menos homem se tiver que fugir de algo que só lhe trará problemas.
Um homem de Deus é conhecido e tido como exemplo por aquilo que ele segue“… segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão”. Podemos fugir de todo o pecado, mas seguir as virtudes que nos tornam cidadãos de bem e exemplo a ser seguido.
Um homem de Deus também é conhecido por combater o bom combate, luta por aquilo que vale a pena, que vai edificar a vida para o bem. Há muitas pessoas que entram na luta errada, com as armas erradas e com a motivação errada, com isso, acabam se machucando, ferindo a si mesmos e muitas vezes, outras pessoas que não mereciam ser feridas ou prejudicadas. Um homem de Deus procura lutar pelos melhores ideais, vencer guerras que trarão benefícios não apenas para si, mas para toda a família e para a sociedade onde está inserido.
Um homem de Deus é aquele que guarda… “guardes o mandamento imaculado, irrepreensível, até a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo”. O bom da vida é poder guardar em nossa mente e em nosso coração, tudo o que traz equilíbrio para a nossa vida. Para tanto, é fundamental guardar os ensinamentos ou mandamentos do Mestre dos mestres, Jesus Cristo. Ele é o modelo a ser seguido de homem que marcou a história fazendo tudo o que agradava o Pai e se comportando como homem de verdade. Não precisamos guardar o que nos destrói por dentro e nos torna monstros por fora, mas o que nos torna: amáveis, compreensíveis, mansos, humildes, compassivos e praticantes do bem. Guarde Jesus, os ensinamentos de Jesus, e refletirás o grande homem que você pode ser, homem de Deus com suas respectivas características.