Nós fomos criados para viver em comunhão e para ter companhia. Quando Deus criou Adão, Ele disse que “não era bom” que ele estivesse só. Deus quer que os relacionamentos sejam uma bênção na nossa vida e implica intimidade, confiança e uma vida partilhada. Nós, homens, somos desafiados a viver com essa postura, como homens de verdade, seja no período de namoro ou no casamento.
Por outro lado, a perda para um homem de verdade, na maioria dos casos, origina dor e sofrimento. Deus não quer que as pessoas tenham uma vida de sofrimento e dor, por isso Ele dá dicas na Sua Palavra sobre como podemos seguir em frente depois de uma perda no namoro, no casamento.
1. Não tente pular o tempo de tristeza
A Bíblia nos ensina que para tudo há uma ocasião certa. Ter paciência e saber esperar é fundamental para que se cumpra o plano de Deus.
2. Procure companhia e mantenha-se em atividade
Não se isole nos momentos de dor, busque a ajuda de amigos e mantenha a sua mente ocupada. Muitas pessoas têm a tendência de se isolar em tempos de dor e luto. A Bíblia nos encoraja a ocupar a nossa mente com coisas produtivas (Colossenses 3:2).
3. Não procure um novo relacionamento tão cedo para esquecer a perda
O seu coração é precioso, não dê acesso a ele para qualquer pessoa! A Bíblia nos ensina a não abrir o coração para qualquer pessoa, pois isso pode nos prejudicar.
4. Confie que Deus quer o melhor para você
Deus tem coisas boas para a tua vida! Mesmo nos momentos difíceis, tenha fé que Deus tem o melhor para você. É neste momento de dor que temos que usar a nossa fé para ter a certeza que Deus tem planos e projetos maravilhosos para nós (Jeremias 29:11).
E não se esqueça: maior amor que existe no mundo é o amor de Deus, revelado perfeitamente através de Jesus. Você não precisa enfrentar nada em solidão. Ore e peça ajuda a Deus para esse momento delicado, mas fale também com alguma pessoa de confiança e que tenha maturidade cristã para te acompanhar. Deus te abençoe.