Por Prof. Ms. Adriana da Cunha
Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental II e Ensino Médio
Colégio Evangélico Martin Luther
Muitos de nós associam a criatividade à criação de algo artístico, belo, diferente, quando, na verdade, ela é muito mais do que isso. Criatividade é a capacidade de construir, produzir algo inédito e original, buscando uma ideia ou solução inovadora. Uma pessoa criativa é aquela que, além de se preocupar com o interesse do próximo, também é curiosa, corajosa e vai além de um pensamento convencional. O termo foi cunhado por Guilford há mais de meio século e, segundo ele, a criatividade faz referência à capacidade de realizar algo novo e valioso. Essa ideia é aplicável a qualquer ação de uma pessoa.
Mas será que só algumas pessoas podem ser criativas? Ou a criatividade pode ser ensinada?
Quando se pensa em criatividade, somos remetidos à ideia de uma inspiração espontânea que levou um artista a criar uma obra extraordinária. No entanto, essa capacidade é intrínseca ao ser humano e, embora aconteça de forma natural em alguns, pode também ocorrer por meio de um processo organizado. Portanto, a criatividade pode, sim, ser ensinada.
Muitos autores acreditam que, para além do nível da predisposição genética, contamos com diversas oportunidades para aprender a ser originais, flexíveis ou sensíveis, aptidões estas fundamentais à criatividade. Assim, a criatividade seria fruto da experiência e, ao mesmo tempo, motivada e reforçada pelos desafios que a pessoa for enfrentando.
A criatividade é uma característica extremamente importante durante toda a trajetória das pessoas e, atualmente, vivendo um período com muitas modificações, a cada dia surgem novas tecnologias e diferentes formas de pensar. Portanto, é essencial que, no ambiente escolar, o aluno tenha habilidade para acompanhar essa evolução, sendo a criatividade uma grande aliada nesse processo. Em razão disso, a escola, em seu papel de educadora, tem a função de estimular os estudantes para que eles possam desenvolver seu potencial criativo.
Para desenvolver esta habilidade, a escola deve estimular e propor uma educação criativa, com o objetivo de fazer com que os alunos aprendam como estimular a imaginação para utilizá-la como uma ferramenta em sua vida pessoal e profissional no futuro.
Como desenvolver uma educação criativa?
– Através de experiências musicais, jogos e atividades mão na massa
– Ensinando através de tentativas e erros
– Estimulando o desenvolvimento de ideias
– Incentivando a leitura
– Incitando a curiosidade
– Investindo na educação artística
– Modernizando a infraestrutura do espaço escolar
– Promovendo passeios culturais
A criatividade não é uma mágica, seu desenvolvimento requer dedicação, comprometimento, tentativas, ajustes e estímulos contínuos. Não perca tempo, busque estimulá-la sempre.
Criatividade é a inteligência se divertindo.
(Albert Einstein)