Por Igreja de Deus – Comunidade Emanuel
Sempre às terças-feiras, a IDD Emanuel promove os Encontros de Fé: um tempo para encorajar, edificar e fortalecer a nossa fé, que é uma questão de sobrevivência em dias como os nossos. Todas as primeiras terças de cada mês, desenvolvemos um olhar de empatia para os empresários de nossa cidade: na realidade, reconhecemos que o empreendedor é um HERÓI. A maioria de nós já teve, sim, histórias com patrões ruins, mas nem por isso ignoramos a coragem deste profissional: em um país desfavorável, ele escolhe se arriscar, sonhar, investir, ser criativo e empreender. Sua rotina é uma montanha-russa de emoções, e envolve boletos (muitos!), lida com funcionários, impostos, capital de giro, mercadorias, serviços e venda. Mesmo assim, sabemos que empreender está no sangue e no coração… e não tem como ser empreendedor no Brasil sem uma boa dose de “sorte”, até entendermos que de fato, NUNCA FOI SORTE, SEMPRE FOI DEUS.
Na parábola dos Dez Talentos, em Mateus 25, Jesus revela alguns segredos da economia; descortina a coragem frente a um futuro incerto, e ninguém faz isso melhor do que o empreendedor. Muito antes de saber se haverá retorno aos seus investimentos ou ideias, ele arrisca seu tempo e sua propriedade. Ele tem de pagar os salários de seus empregados antes de saber se o seu empreendimento terá algum retorno. Ele incorre em gastos muito antes de saber se previu os eventos futuros de forma acurada. Ele vê o futuro com esperança, coragem e um senso de oportunidade. Ao criar novos negócios, ele oferece alternativas para os trabalhadores, que agora podem optar por receber um salário e desenvolver suas habilidades. A natureza fundamental da vocação empresarial é se concentrar nas necessidades dos consumidores e se esforçar para satisfazê-las. Para ter sucesso, o empreendedor tem de servir aos outros.
Uma outra lição dessa palavra é que lucrar não é pecado! Sim, a alternativa ao prejuízo só pode ser o lucro, e perder riquezas por falta de iniciativa não é resultado de uma administração sensata. Na parábola, o mestre esperava que os servos investissem o dinheiro, e repare que aqui também há uma lição de proporcionalidade: uns recebem mais, outros menos; quanto a isso, não há problema, desde que multipliquem o que lhes foi dado.
Se você tem um amigo empreendedor, apoie o seu negócio. A cabeleireira, o mecânico, o dono da panificadora, da farmácia, do restaurante. Pense que essa pessoa correu muitos riscos para abrir seu negócio, e gera empregos, paga impostos, faz a economia girar. Se ela crescer, todo mundo cresce junto, e sem dúvida, por essas e outras, é um herói. Se você é um empreendedor, nossos parabéns… obrigada por não desistir no meio do caminho, por ser incansável e destemido. Que a graça de Deus te fortaleça e que você seja como esse servo multiplicador dos recursos e talentos que lhe foram dados. Vai valer a pena!
Todas as primeiras terças-feiras de cada mês, às 19h30, a IDD Emanuel abre as portas para encorajar e fortalecer a fé dos empreendedores de nossa cidade e região. Você é nosso convidado!