Conectado com

Festa de fim de ano e os efeitos psicológicos

Cotidiano

Festa de fim de ano e os efeitos psicológicos

Por Psicóloga Katiucia de Oliveira Peres

Enfim, chegou dezembro…

O mês de encerramento de ciclos, projetos e muitas reflexões sobre o que deu certo e o que não se conseguiu fazer.

O mês da correria, o mês que falta orçamento para tantos presentes, mas será que todos encaram as festas de final de ano com tranquilidade? Será que todos gostam e curtem estes momentos?

Em uma pesquisa publicada pela Revista International Stress Management Association (Isma-BR) em 2023, apresenta que o nível de estresse aumenta nesse período do ano. Em média, 75% das pessoas terminam o ano estressadas. A pesquisa constatou ainda que, entre os entrevistados, 75% ficam mais irritados. 70% mais ansiosos. 80% sentem a tensão no corpo e 38% têm problemas para dormir. No consultório psicológico, pacientes relatam sinais de ansiedade e estresse.

Sintomas de angústia e depressão e até mesmo compulsão por não se sentirem confortáveis com essas datas, muitos adoecem psiquicamente. Algumas falas são corriqueiras como: “Não gosto das músicas de Natal”, “é muita gente na rua comprando, isso me irrita”, entre outras tantas.

Diante de tantas emoções, no fim de ano as pessoas tendem a se sentir mais nostálgicas, porque muitas memórias são relembradas e muitas relações renovadas. Não é o número de festas ou de amigos, de presentes que importam, mas é como se sentir Feliz e orgulhoso de si mesmo.

Há nas festas uma tentativa de realizar novos vínculos familiares e de amizade ou de refazer aqueles vínculos cindidos, há também o sentido de pertencimento, estar consigo e com o outro. As festas em si, oportunizam as novas conquistas para o ano vindouro. Nesse contexto, a ideia de engajar-se às pessoas, de falar e se conectar com os outros, traz um alívio, uma sensação de completude, o sentido de renovação da esperança e do recomeçar.

Esse planejamento é a chave para reconstruir as ideias e metas para o novo ano. A vida é um bem extremamente precioso, que precisa ser cuidadosamente planejada em busca de sonhos, objetivos, desejos e novas perspectivas. Essa é a maneira de construir alavancas de sustentação emocional, o importante é se manter em seu propósito de vida, buscar renascer e ter fé. Afinal, nesta data comemora-se o nascimento de Jesus. Que possamos buscar nela os propósitos para a vida e acreditar que tudo dará certo.

 

 

Cotidiano
Informações gerais

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Cotidiano

Para o Topo