A gratidão é um sentimento que devemos cultivar dentro de nós a todo instante. Ela surge naturalmente nos momentos felizes, mas nos momentos de dificuldade e de tristeza, temos que nos esforçar um pouco mais para encontrá-la. O apóstolo Paulo escrevendo aos coríntios, diz o seguinte: “Deem graças ao Senhor, clamem pelo seu nome, divulguem entre as nações o que Ele tem feito. Cantem para Ele, louvem-no; contem todos os Seus atos maravilhosos. Gloriem-se no seu santo nome; alegre-se o coração dos que buscam o Senhor”. 1ª Crônicas 16:8-10.
Ser grato a Deus é entender que a vida é um dom divino, e ao mesmo tempo, estamos vivos por causa desse dom. Sermos gratos é entender que somos afortunados por ter família, saúde, teto para morar, alimento diário. Ser grato a Deus é aceitar as bênçãos, mas ao mesmo tempo também os obstáculos, e isso com o coração aberto, sabendo que o tempo de Deus nem sempre é o nosso tempo e que Ele sempre agiu, vem agindo e agirá ao nosso favor, pois nos ama e sempre quer o nosso bem. Ser grato a Deus é ter a certeza de que Ele está cuidando de nós e fazendo sempre o melhor.
Um homem de verdade, com virtudes, humildade, sinceridade, atribui tudo o que tem a Deus, e por essa razão é agradecido. Um outro motivo para seguirmos o versículo bíblico no que diz respeito à gratidão, é o fato de chegarmos nesse mês de março e homenagearmos as mulheres, que são muito batalhadoras. Podemos ser gratos a Deus pela grande capacidade dada por Ele de vencermos cada desafio juntamente com elas, porque nenhum ser humano sofre sozinho, sempre haverá alguém para estar ao seu lado.
Podemos dizer que um coração grato agrada a Deus e abre portas para todas as áreas de nossa vida; por outro lado, Deus abomina a ingratidão. Então, fica a dica: seja sempre uma pessoa agradecida a Deus e ao seu próximo.