Mateus 6:14-15 – “Porque se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai Celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco o vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas”.
Você nunca irá ouvir que o que Jesus ensinou e aqueles que praticaram e praticam os Seus ensinos se deram mal. O ponto central dos ensinos de Jesus foi e é o amor, e Ele mesmo demonstrou amor por nós, dando a Sua vida na cruz para que você e eu pudéssemos ter vida estruturada e sadia. Mas, o que temos visto ultimamente é muita falta desse amor, muita injustiça, muito ódio e um sentimento de vingança reinando no coração de muitas pessoas. Uma pessoa ofendida se não tiver o amor de Deus reinando no seu coração, se torna uma arma perigosa, porque ela nunca estará disposta a perdoar.
Por exemplo: converse com um homem que foi traído pela esposa; se ele não a perdoou, ele quer vê-la na miséria, completamente destruída. Não precisa ser necessariamente na área conjugal, mas qualquer traição, se não houver a presença dos ensinos de Jesus, é possível que haja algum tipo de crime, seja de âmbito espiritual, emocional ou físico. Lembre-se: o beneficiado é a pessoa que consegue perdoar e liberar o perdão.
Você sabia que muitas doenças têm a ver com a falta de perdão? Alguns casos de depressão têm haver com a falta de perdão, não digo todos. Algumas pessoas, principalmente homens, se tornam viciados em algum tipo de entorpecente, para aliviar esse problema.
Uma vez o apóstolo Pedro perguntou a Jesus quantas vezes se deveria perdoar um irmão. Se até sete vezes, ele achou que já era o suficiente e que estava sendo generoso. Mas, o ensino de Jesus vai além do nosso e respondeu o seguinte: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete. Mateus. 18:21-22. Ou seja, 490 vezes ao dia; esse é o ensino de Jesus a toda pessoa, seja homem ou mulher.
Se você quiser se sentir uma pessoa perdoada, libere perdão, seja para quem for; com certeza, você será uma pessoa mais feliz, realizada. Receba perdão de quem quer que seja. E com toda a certeza, você será um homem, uma pessoa do bem, um esposo melhor, um pai melhor, um empresário ou funcionário melhor, e principalmente um exemplo. O texto lido no início é bem claro: se você perdoar a quem te ofendeu, Deus te perdoará, mas se você não perdoar, Deus também não te perdoará. Um homem de Deus, que busca se valer dos ensinos de Jesus, tem um coração perdoador porque quer agradar a Deus e ser abençoado por Ele em todas as áreas de sua vida. Não podemos esquecer que a vida não se limita a esse mundo e que se vivida de acordo com os princípios de Deus, desfrutaremos da vida eterna.