Essa frase, da ministra Damares Alves, causou uma polêmica tremenda. Claro que aqueles que não entenderam, ou não quiseram entender que se tratava de uma metáfora, espernearam por não poder mais vestir a sua cor preferida.
Mas, independente de qualquer visão política ou ideologia de gênero, é inevitável perceber que existe, sim, uma distinção muito grande entre um homem e uma mulher. Se não existisse diferença, a própria coluna que você está lendo não teria necessidade de existir.
E essa diferença não está relacionada ao tom da vestimenta, já que as cores mais vibrantes não tem mais do que algumas décadas e a distinção entre elas dizia mais sobre a classe social do que sobre o sexo de quem as usava.
A diferença entre homem e mulher vai muito além de usarmos rosa ou azul. É sobre a preocupação com a estética corporal, com a participação nas tarefas da casa, com a saúde pessoal e da família, enfim, sobre todas as inquietações que rondam a cabeça das mulheres.
Esta semana recebi, em um grupo do Whatsapp, uma oração muito divertida. Gostaria de dividi-la com você, para confirmar que as diferenças entre homens e mulheres estão até na forma de orar:
Senhor me ajude a nunca desistir de ser mulher!
Dê-me saúde, dinheiro, tempo livre e silêncio.
Dê-me forças para comer mais saladas, mais frutas!
Não me deixe querer fazer todo meu trabalho de uma vez só!
Ajude para que eu chegue do trabalho inteira.
Em dias difíceis, não deixe que minha testa fique tão franzida a ponto de parecer uma saia plissada ….e eu, uma louca estressada!
Faça com que o sol seja meu personal trainer, meu complexo de vitaminas, meu carregador de bateria.
Mas quando eu pedir um diazinho de chuva,
só o Senhor pode me entender!
Para cada batata quente no trabalho, me dê um café recém passado.
Poupe-me, Senhor, do stress desnecessário!
No meio de tudo isso, faça com que eu ache tempo para virar namorada outra vez, ir ao cinema, jantar fora, dormir abraçadinha…
Ilumine o espelho do banheiro e proteja meus cremes e segredos…
Ajude a não faltar gasolina e não furar o pneu!
Por favor, abra meus olhos e afaste os motoqueiros do meu retrovisor.
Senhor, por pior que seja o meu dia, permita que ele termine… e não eu!
Amém!
Confesse, alguns dos assuntos abordados nesta oração já chegaram ao Senhor pela tua boca, não é?
Você não ama tudo isso? Eu amo ser mulher! Com todas as inquietações, vantagens, desvantagens, alegrias e tristezas de o ser.
A mulher foi o último ser criado por Deus. Foi o ápice da criação. Criada para ser a companheira do homem e não a sua inimiga. Não está abaixo dele, subjugada, e nem acima, dominante. “No Senhor, todavia, a mulher não é independente do homem nem o homem independente da mulher. Pois, assim como a mulher proveio do homem, também o homem nasce da mulher. Mas tudo provém de Deus”. (I Co. 11:11-12).
Feliz Dia da Mulher!