Nesta edição, vamos conhecer a história de um homem muito especial e obediente a Deus.
Você sabia que Deus falou com Moisés? Sim! Mas antes vamos conhecer como iniciou esta história.
Moisés foi criado pela família do Faraó se tornando ‘príncipe’ do Egito, mas comovido pelo sofrimento de seu povo, tomou suas dores e teve que fugir da ira do Faraó. Cruzando o deserto, passou a morar nas terras de um homem chamado Jetro, casando-se com uma de suas filhas, tornou-se pastor do rebanho de ovelhas do seu sogro.
Certo dia, enquanto cuidava dos animais no campo, Moisés percebeu que uma de suas ovelhas havia deixado o rebanho tomando a direção de um monte. Preocupado com a ovelha que havia se dispersado, ele foi a sua procura e encontrou um lugar lindo, sentiu muita paz no seu coração e então viu uma sarça ardendo em chamas, mas o fogo não estragava a sarça, era um fogo que não causava nenhum mal.
Das chamas, Moisés ouviu a voz de Deus:
– Moisés, tira as sandálias, porque a terra em que estás é território santo (precioso). Eu te escolhi! Escutei o clamor do meu povo e tenho uma missão muito importante para você! Volta para o Egito e liberta o meu povo do domínio do Faraó!
E Moisés compreendeu a vontade de Deus. Voltou para o Egito para resgatar o povo de Israel das mãos do Faraó. Quando estavam saindo da cidade, o Faraó se arrependeu de libertar o povo e decidiu ir atrás deles, com seus cavaleiros e guardas. Moisés e o povo fugiram o mais depressa que conseguiram, até chegar às margens do Mar Vermelho.
Como eles poderiam continuar agora? Será que o Faraó vai prender todos eles novamente?
Sabe o que aconteceu? Deus agiu poderosamente mandando que Moisés estendesse seu cajado e tocasse no mar! Ele, obediente ao Senhor, estendeu seu cajado e tocou nas águas do mar e, imediatamente, o mar se abriu! Moisés e o povo de Deus atravessaram o mar através de uma estrada seca que havia aberto, mas o Faraó e seus soldados não conseguiram atravessar.
Assim, Moisés resgatou o povo de Israel e passou a conduzi-los de volta para o Senhor.
Que bom que Moisés soube escutar a voz de Deus e teve coragem de realizar o que o Senhor lhe pediu. E você, já escutou a voz de Deus? Ele já falou com você? Quando nos colocamos em oração, podemos falar com Deus e também escutar o que Ele nos diz; às vezes, é no silêncio do nosso coraçãozinho que Deus fala. Vamos tentar? Que tal começar hoje a conversar com o Senhor?