Você já viu alguém se dar muito mal por resolver pegar um atalho na estrada? Tenho certeza que, agora mesmo, veio à sua mente a lembrança de alguém, ou mesmo de uma situação que você mesma viveu.
Acontece que o nosso tempo parece cada vez mais curto. Vivemos em um tempo de imediatismo. Somos a “geração fast-food”, e demos origem à “geração miojo”.
Cinco minutos no trânsito parece uma eternidade. A pausa do semáforo parece cada dia maior. Uma rua com lombadas é inaceitável e uma estrada com limite de velocidade parece absurda.
Nessa época de imediatismo, os atalhos são muito procurados.
Isso acontece também na vida cristã. É muito difícil esperar pacientemente pela resposta de Deus. A espera pode ser desafiadora, especialmente em momentos de angústia ou necessidade urgente.
A busca por soluções rápidas pode levar a decisões precipitadas e, muitas vezes, desastrosas. Veja o exemplo de Abraão e Sara: não conseguiram esperar o tempo determinado pelo Senhor para ter Isaque e deram origem a Ismael. Até hoje os seus descendentes sofrem as consequências desse atalho.
Que atalhos nós podemos estar pegando, erroneamente?
- Distrações para preencher vazios: Distrações com o trabalho e com a tecnologia podem roubar tempo precioso de comunhão com Deus.
- Dependência de Líderes Carismáticos: Muitos cristãos buscam respostas rápidas em conferências, retiros ou encontros com líderes religiosos que prometem soluções instantâneas para problemas complexos. Reuniões de cura, retiros e shows não substituem a necessidade de um relacionamento pessoal e contínuo com Deus.
- Práticas de Prosperidade: A teologia da prosperidade, que promete bênçãos materiais em troca de ofertas financeiras. Essa abordagem pode desviar os cristãos da verdadeira essência do evangelho, que é a transformação espiritual e não a recompensa material.
- Uso de Técnicas e Métodos Humanos: Em vez de buscar a orientação divina, alguns cristãos recorrem a métodos humanos para resolver problemas. Autoajuda, terapias duvidosas e outras práticas que prometem crescimento espiritual rápido e sem esforço afastam o cristão do processo e do propósito de crescimento preparado pelo Senhor.
A Bíblia está cheia de versículos que destacam a importância de esperar em Deus. Embora a tentação de buscar atalhos seja grande, é decisivo lembrar que o crescimento espiritual genuíno requer tempo, paciência e confiança em Deus. A espera pode ser difícil, mas é por meio dela que desenvolvemos a fé e uma relação mais íntima com o Senhor.
Se a proposta de emprego que você recebeu não era o que esperava, se o que você ganha é pouco para seu trabalho, se o marido que você sonha ainda não apareceu, não tome atalhos. O Senhor pode estar te preparando para lugares mais altos e você precisa de tempo para amadurecer.
Está cansada de esperar? Lembre-se deste convite/promessa: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mt. 11:28). Preste atenção no pronome: EU. Ninguém além de Jesus. Ele mesmo disse que ninguém chega ao Pai pegando atalhos. “EU sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo. 14:6).