“O Senhor voltou-se e olhou diretamente para Pedro. Então Pedro se lembrou da palavra que o Senhor lhe tinha dito: ‘Antes que o galo cante hoje, você me negará três vezes’. Saindo dali, chorou amargamente.” Lc 22:61-62
“Deus tá vendo hein?” De fato, Deus é justo e vê todas as coisas. Nada escapa dos Seus olhos! Um dia Ele julgará com justiça vivos e mortos! Ele simplesmente pode! Seu caráter, Sua santidade, Sua justiça, Sua essência eterna dão a Ele poder total e irrestrito sobre tudo e todos!
Mas, Ele escolheu olhar com tanto amor para nós, seres humanos, a ponto de enviar Jesus! Jesus é o olhar do Pai sobre você! Mas o olhar de justiça e julgamento caiu sobre Jesus para que você pudesse receber um olhar de amor e aceitação!
Os nossos olhos são capazes de revelar as palavras que não são pronunciadas. Expressamos e comunicamos quem somos e o que sentimos com nossos olhos, todo dia. E, dependendo do relacionamento que mantemos com alguém, é até possível se comunicar apenas com os olhos; é bastante comum entre marido e mulher, e entre pais e filhos. Não é mesmo?
Lemos no texto como Jesus voltou o Seu olhar para Pedro. Com o Seu olhar, Jesus enxerga toda a vida de uma pessoa. Na verdade, o Senhor já olha para nós há muito tempo: “Os teus olhos viram o meu embrião…”, lemos no Sl 139:16!
E é neste olhar do Senhor, colocado sobre nós, que encontramos algo altamente significativo: por meio desse olhar temos ajuda, proteção e principalmente perdão e salvação! Está escrito: “Pois os olhos do SENHOR estão atentos sobre toda a terra para fortalecer aqueles que lhe dedicam totalmente o coração” – II Cr 16:9.
Você deve saber que Jesus já tinha avisado a Pedro que, se ele enfraquecesse na fé, ele iria negá-lo, antes mesmo do galo cantar três vezes naquele dia. Você já avisou ou recomendou a uma pessoa para fazer ou não fazer uma determinada coisa, e a pessoa se comprometeu com você, dizendo: “Está bem, vou fazer isso; vou seguir a sua recomendação”, mas logo depois…
Nossos erros, nossas falhas, nossos pecados, certamente aborrecem a Jesus, mas mesmo em meio às fraquezas, Jesus olha para mim e para você e diz: “Vou lhe dar outra oportunidade; vou lhe dar uma nova chance – a chance de acertar e de vencer todas as suas fraquezas!” O Olhar de Jesus sempre nos oferece uma nova chance de acertar em nossa vida espiritual, de reconstruir nossa família, de retomar os sonhos, de experimentar viver com um propósito de vida!
O arrependimento é a chave para receber a cura e a provisão que procedem do olhar salvador de Jesus!
O texto também diz que Pedro chorou amargamente! Um choro de tristeza, de desesperança e remorso diante de tudo o que estava acontecendo! Mas o olhar de Jesus também estava nas lágrimas de Pedro! Jesus também olha para suas lágrimas, porque Ele deseja te consolar!
Você tem derramado lágrimas? Tem tido momentos de choro, momentos de grande tristeza e de amargura? Você tem tido muitos problemas, e por isso você chora? Chora por causa de doenças, de fraquezas, de falhas, erros do passado, frustrações, traições? Talvez você seja uma pessoa que chora sem que ninguém saiba, chora por dentro. E certamente, é porque você desconfia que ninguém te compreenderá, ninguém irá defender você.
Não importa quanto você se esconda, todos podem não saber do seu choro, mas Jesus vê as suas lágrimas. E não apenas vê, mas como está revelado no caso de Pedro, Jesus fica comovido e Se lembra. Hoje, Jesus vê as suas lágrimas, e você pode confiar e entregar a Jesus o motivo das suas lágrimas. Mas, existe uma verdade de Deus para você:
“Pois a sua ira só dura um instante, mas o seu favor dura a vida toda; o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria.” – Sl 30:5