Texto: Mateus 4:1-11
Todos os dias, somos tentados ou estou falando de algo que só acontece comigo?
Você é tentado a desistir de tudo, chutar o balde e viver de qualquer jeito;
é tentado a não ser alguém, ser desonesto, abandonar o lar e toda a família;
é tentado a trair seu cônjuge com relacionamentos paralelos e para alguns ceder às tentações parece ser algo normal, porque todo mundo cede.
Mas, o próprio Senhor Jesus, nosso principal modelo de conduta, foi tentado, não apenas uma vez, porém não cedeu a nenhuma das tentações. Ele veio para nos revelar que com Ele e nos mantendo na presença Dele, seremos capazes de resistir a esse mal que tem assolado a vida de muitos homens e causado muita destruição.
Então, vão as dicas:
1. Identifique suas fraquezas. As pessoas costumam dizer que “a corda sempre arrebenta no lado mais fraco”. De forma parecida, os pontos fracos que você tem podem comprometer sua determinação de fazer o que é certo. A que pontos você precisa prestar mais atenção? — Princípio bíblico: Tiago 1:14.
2. Procure prever situações tentadoras. Pense em situações em que é bem provável que surja uma tentação. Daí planeje o que fazer para resistir. — Princípio bíblico: Provérbios 22:3.
3. Reforce suas convicções. A Bíblia conta que, quando José foi tentado a cometer imoralidade sexual, ele disse: “Como poderia eu cometer esta grande maldade e realmente pecar contra Deus?” (Gênesis 39:9). A expressão “como poderia eu” indica que José tinha fortes convicções pessoais sobre o que era certo e o que era errado. E você?
4. Escolha amigos que vão ajudá-lo. Você conseguirá evitar muitas tentações se escolher amigos que tenham as mesmas convicções morais que as suas. A Bíblia diz: ‘Quem andar com pessoas sábias se tornará sábio’ — Provérbios 13:20.
5. Evite situações que tornam mais difícil resistir a uma tentação. Por exemplo:
– Não fique a sós com uma pessoa do sexo oposto.
– Evite usar a internet num horário ou local em que você talvez se sinta mais tentado a ver pornografia.
– Fique longe de pessoas que falam ou agem de uma forma que faz o errado parecer atraente.
Que limites você poderia estabelecer para si mesmo a fim de evitar situações tentadoras? — Princípio bíblico: 2 Timóteo 2:22.
Em fim: Ore pedindo ajuda. Jesus aconselhou seus discípulos: ‘Orem continuamente, para que não entrem em tentação.’ (Mateus 26:41). Deus quer que você resista à tentação, e Ele pode ajudá-lo a fazer isso. A Bíblia diz: ‘Ele não deixará que você seja tentado além daquilo que pode aguentar, mas, junto com a tentação, ele proverá também a saída, a fim de que a possa aguentar’ — 1 Coríntios 10:13.