Você se recorda de uma história, há muito tempo atrás, quando o povo de Deus foi escravizado no Egito pelo faraó, e Moisés foi enviado por Deus para os libertar? Vamos continuar essa história?
O povo de Israel havia permanecido muito tempo por lá, no Egito, e aprendeu com os egípcios a fazer muitas coisas erradas, que não agradavam a Deus. Então, Deus, que é cheio de misericórdia, encontrou um jeito de lembrar a todos dos Seus ensinamentos.
Após sair do Egito, caminharam por algum tempo até que chegaram ao Monte Sinai, onde pararam para descansar. Moisés subiu o Monte e Deus, então, deu a Moisés a sua Lei, escreveu com Seu próprio dedo em duas tábuas de pedra, para que o povo percebesse o seu pecado e que Deus os amava muito. Essa lei é conhecida como os 10 Mandamentos. Mandamentos são leis, atitudes e comportamentos que devemos ter. E Deus falou assim:
1. Eu sou o Deus de vocês e não existe outro ser divino que os ame.
2. Não façam imagens.
3. Não falem o Meu Nome em vão, em xingamentos ou brincadeiras.
4. Guardem o dia de domingo para mim, o dia do Senhor. Este deve ser o dia do nosso encontro com o Senhor.
5. Honre seu pai e sua mãe, e os respeitem, o Senhor os escolheu para cuidar e ensinar muitas coisas a você.
6. Não matem. A vida é preciosa para Mim.
7. Não cometam adultério. Sejam fiéis uns aos outros.
8. Não roubem. Cuidem do que é seu com muito carinho.
9. Não falem mal de ninguém, não digam mentiras.
10. Não queiram aquilo que é dos outros.
Seguindo os 10 Mandamentos, o povo se aproximou novamente de Deus. E nós seguimos os 10 Mandamentos até os dias de hoje. Você já os conhecia? Se vivermos de acordo com o que os 10 Mandamentos nos ensinam, sempre estaremos pertinho de Deus.