O Sicoob participa da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito (WCUC 2025), organizada e promovida pelo WOCCU (World Council of Credit Unions – Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito), com uma delegação formada por representantes que integram o Sistema, entre cooperativas singulares, cooperativas centrais e o Centro Cooperativo Sicoob (CCS). A presença expressiva reflete o compromisso da instituição com a inovação, a cooperação internacional e o fortalecimento do modelo cooperativo como alternativa viável e sustentável para o desenvolvimento econômico e social.
Realizada entre os dias 14 e 16 de julho, em Estocolmo, na Suécia, a Conferência é considerada o principal encontro global do cooperativismo financeiro. Com o tema central voltado ao impacto positivo do modelo cooperativo de crédito no mundo, a edição deste ano reúne lideranças de diversos países em uma programação que contempla debates, painéis e palestras sobre o futuro do setor, com foco em inovação, sustentabilidade e liderança. “Estar nesta edição é uma oportunidade do Sicoob de dialogar com sistemas cooperativos de diferentes países e reafirmar que o modelo cooperativo é parte ativa das soluções globais para desafios como inclusão financeira, desenvolvimento regional sustentável e transformação digital”, destaca Miguel Oliveira, presidente do Conselho de Administração do CCS.
Além da participação institucional, o Sicoob também integra a programação oficial do evento. No dia 14 de julho, às 11h30 (horário local), o superintendente de Tecnologia da Informação do Sicoob Edson Lisboa, apresentou a palestra “Deploying Open Source LLMs in a Large and Secure Corporate Environment”, abordando a experiência do Sistema na adoção de modelos de linguagem de código aberto, como Llama, Mistral, Phy 4 e DeepSeek, para a criação de uma solução de inteligência artificial segura e escalável, integrada à sua plataforma de negócios. “Estamos explorando o potencial da IA para qualificar processos, promover eficiência e ampliar a capacidade analítica dos nossos times. Ao adotar modelos abertos, conseguimos desenvolver uma solução alinhada à nossa realidade e com total controle sobre privacidade e segurança. É uma honra poder compartilhar essa experiência na Conferência e contribuir com o avanço do cooperativismo em escala global”, ressalta Edson.
A presença de representantes de todas os níveis do Sistema, evidencia o engajamento coletivo na construção de um cooperativismo alinhado às demandas globais. “A presença do Sicoob na conferência simboliza o esforço contínuo do Sistema em contribuir para a evolução do cooperativismo em escala global. Levamos conosco a experiência de um modelo que promove autonomia financeira, fortalece economias locais e tem compromisso com a geração de valor compartilhado. Participar desse diálogo internacional é essencial para seguirmos avançando, com consistência e propósito, na agenda de oferecer uma experiência financeira cada vez melhor aos nossos cooperados”, diz Marco Aurélio Almada, diretor-presidente do Sicoob.
A programação completa do evento está disponível em: https://wcuc.org
Sobre o Sicoob
Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 9 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferece serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. É formado por 326 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de uma processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, com mais de 4, 6 mil pontos de atendimento, e, em mais de 400 municípios, é a única instituição financeira presente. Acesse www.sicoob.com.br para mais informações.