Deus não fez nada errado ao criar o ser humano, mas Ele nos deu o livre arbítrio, a liberdade de escolha. Cuidar de nós mesmos é uma escolha, e se escolhermos errado, podemos prejudicar todo o nosso contexto de vida. Ninguém pode cuidar tão bem de nós a não ser nós mesmos. Podem investir em nós, fazerem o melhor, ganharmos o melhor da vida, mas se não escolhermos cuidar de nós mesmos, de nada adianta todo o investimento dos outros.
Cada um de nós, somos responsáveis por nós mesmos e um dia vamos ter que prestar contas do que fizemos da nossa vida, com a nossa saúde, com o nosso corpo, com o que Deus nos deu. O homem não é homem quando não investe em si. O segundo e grande mandamento é claro, Jesus disse: “Ame ao seu próximo como a ti mesmo”. Você não pode investir em alguém, se não investe em você, você não pode valorizar a alguém, se não se valoriza, você não pode dizer que ama alguém, se você não se ama. Não podemos exigir dos outros, ou querer que os outros façam por nós, se nós mesmos não estamos fazendo.
O objetivo de Deus não é que sejamos deuses, mas que sejamos inteligentes e invistamos em nós, no nosso próprio bem. A Bíblia diz que fomos feitos um pouco menor que os anjos, Salmo 8:5 e Hebreus 2:7, e ainda que fomos coroados de glória e de honra. Olha o investimento que Deus fez em você. Além do mais, deu o Seu único filho Jesus Cristo por você e por mim. Não temos o direito de estragarmos nossa vida, não temos o direito de não a preservar, não temos o direito de não investirmos nela. É muito alto do índice de homens com câncer na próstata, diabetes, sedentarismo, cirrose, pulmão debilitado, coração sem os batimentos adequados, sem saúde bucal, higiene corporal inadequada.
Use a livre escolha que Deus te deu e invista na saúde espiritual, emocional e física. Você não tem e não terá o direito de reclamar com Deus, colocar a culpa Nele, se não fizer o que Ele te ensina a fazer para o seu bem-estar pessoal. Se você se preza, você se cuida, se respeita, se ama, se valoriza, investe em si.