Você se considera um bom exemplo? E um bom líder? Pois saiba que intencionalmente ou não, acabamos sendo exemplos para outras pessoas, e se não somos líderes, acabamos sendo liderados por alguém (e não tem nada de errado com isso). Inclusive na Bíblia encontramos muitos exemplos de lideranças em diferentes áreas, um deles (talvez não muito conhecido) é de Neemias.
O livro de Neemias relata fatos ocorridos há muitos anos, porem traz lições de liderança válidas para nossos dias. Neemias, ao saber da situação lamentável que se encontrava seu povo (Ne.1:4), ora pelo povo (Ne.1:5-11) e resolve ir para a ação, falando com o rei, autoridade da época (Ne.2:5), e depois lidera a reconstrução do muro de Jerusalém (Ne.2:17-20). Ele não ficou somente na ideia, mas foi para a prática e participou ativamente da execução do projeto. Quantas ideias ‘boas’ deixam de ser executadas por falta de iniciativa e envolvimento dos líderes?
Porém, como em todo grande projeto, Neemias teve desafios, primeiro com ameaças externas, fazendo o povo desanimar (Ne.4:10-11), mas ele seguiu firme, confiando no Senhor (Ne. 4:14) e continuando a obra. Depois, vieram os problemas internos, em que numa situação de escassez e fome, alguns que possuíam mais recursos, exploravam seus semelhantes (Ne.4:3-5). Neemias, quando toma conhecimento da situação, adverte severamente os lideres (Ne.5:8-11) e relata seu próprio exemplo de procedimento, em que como governador não usou da sua posição para benefício próprio (Ne.5:13-19). Neemias, pode dar seu exemplo! Não era daqueles do ‘faça o que digo, mas não faça o que faço’.
Muito se fala de corrupção, apontando para aqueles que ocupam cargos públicos, e até os textos bíblicos nos alertam sobre essa prática, quando lemos, por exemplo, em Provérbios 28:16: “O governante sem discernimento aumenta as opressões, mas os que odeiam o ganho desonesto prolongarão seu governo”.
Mas, eu e você, podemos dizer ‘Faça como eu faço’? Líder ou não, seja no meio religioso, político, ou empresarial, na vizinhança, ou na nossa família, como cristãos, podemos e devemos ser um bom exemplo a ser seguido. O pastor Biilly Graham disse certa vez, que “Nós somos as Bíblias que o mundo está lendo. Nós somos os sermões que o mundo está prestando atenção”. Que Deus nos ajude a sermos uma boa leitura e que possamos declarar como o apóstolo Paulo: “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo” (1Co.11:1).
Que Jesus seja nosso maior exemplo e que possamos ser um bom testemunho de Cristo onde estivermos!