Gênesis 2:16-17: “E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: de toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”.
Qual a consequência de uma ordem desobedecida, como no caso aqui de Adão? Todos nós, em algum momento, em alguma situação, cometemos o erro da desobediência. Filhos que desobedecem aos pais, alunos que desobedecem aos professores, funcionários que desobedecem ao patrão, e assim são muitos os movimentos de desobediência. Quando a Bíblia fala sobre esse assunto, ela coloca como pecado de feitiçaria, principalmente, desobediência a Deus. O propósito Dele, sempre foi e continua sendo de abençoar cada pessoa da face da Terra. Mas, Ele é justo e age com justiça diante de toda e qualquer situação. No caso de Adão e Eva, foram expulsos do paraíso e passaram a ter sérios problemas que não atingiram somente eles, mas toda a humanidade.
A Bíblia diz: “Todos pecaram e foram destituídos da glória de Deus”. Quando está falando de todos, está se referindo à humanidade. Romanos 5:12: “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram”. Vejam a grande e terrível consequência que trouxe a desobediência. Mas, como Deus ama, é misericordioso, grande em graça, favor e misericórdia, nos deu a saída para essa situação. Romanos 12:15: “Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos”. Ufa, que bênção concedida a cada um de nós, através da pessoa do Senhor Jesus Cristo. Que responsabilidade cada homem, cada pai de família tem, de manter seus entes queridos, debaixo dessa graça e favor. O segredo? Obediência aos princípios divinos. Porque, qual o pai que gosta de filhos desobedientes? Qual professor gosta de dar aulas para uma classe de alunos que não obedecem? Qual patrão que quer promover ou ficar com um funcionário que não se submete aos padrões da empresa?
A Bíblia ensina, que é melhor obedecer do que sacrificar. Fica a dica, para nós, pais de família, e até mesmo para os homens que não ocupam essa responsabilidade. Obedecer a Deus traz bênçãos e livra de situações que não são para nós mesmos e muito menos para a nossa família.
16