Por Laboratório Unilab
A nutrigenética é o ramo da genética que estuda a relação entre os genes e a alimentação, com o objetivo de melhorar o estado de saúde pela dieta.
Através da análise nutrigenética, é possível planejar uma nutrição personalizada em função das necessidades de cada indivíduo. Conhecendo essas necessidades, é possível elaborar uma dieta específica que permita um aporte de nutrientes necessários para cada indivíduo e, desta forma, obter um estado de saúde apropriado em função da sua genética. É importante a distinção entre os testes de nutrigenética e os de intolerância alimentar (hipersensibilidade alimentar), uma vez que ambos fornecem informações complementares para se obter uma dieta mais adequada possível para cada paciente.
Os testes de intolerância avaliam a resposta do sistema imunológico frente a determinados alimentos (IgG), permitindo evitar a ingestão daqueles alimentos que representam elevada reatividade do organismo. Já a análise nutrigenética está direcionada ao conhecimento dos genes de cada indivíduo, com a finalidade de determinar qual dieta é a mais apropriada para melhorar o estado de saúde e prevenir doenças no nível individual, uma vez que cada pessoa possui uma genética única com necessidades nutricionais individuais.
Uma dieta baseada na genética individual é duas a três vezes mais efetiva do que uma dieta convencional.
O painel nutrigenético identifica 128 variantes genéticas (SNPs) em 95 genes relacionados com a nutrição, esporte, vícios (álcool e tabagismo), metabolismo, detoxificação e o envelhecimento.
E JÁ OUVIU ALGO SOBRE TESTE DE COMPATIBILIDADE GENÉTICA?
O Teste de Compatibilidade Genética (CGT), é um painel que serve no auxílio do planejamento familiar, pois nos diz se os pais carregam uma ou mais mutações genéticas recessivas e indica se existe risco aumentado para o casal ter um bebê acometido pelas doenças genéticas mais frequentes.
Este teste avalia mas de 2.200 doenças e é recomendado nas seguintes situações:
– Antes de tentar uma gravidez natural, para descartar o risco de transmitir possíveis doenças aos futuros filhos.
– Antes de um tratamento de reprodução humana assistida, para ajudar a determinar o melhor protocolo e prevenir o risco de doenças genéticas.
– Antes de um tratamento de reprodução humana com óvulo ou sêmen de doador, para identificar um doador compatível.
– Casais consanguíneos, pois por compartilharem informação genética, possuem um risco aumentado de transmitir doenças recessivas.
TUDO ISSO E MUITO MAIS EM MARECHAL CÂNDIDO RONDON!
Para a realização destes exames, você não precisa ir a grandes centros! Você pode procurar uma das nossas Unidades UNILAB em Marechal Cândido Rondon ou NEOLAB em Toledo e solicitar mais informações!
Além destes exames, disponibilizamos inúmeros outros que podem lhe auxiliar em diagnósticos precoces possibilitando, desta forma, o cuidado com a prevenção!
Estamos à disposição para lhe atender da melhor maneira possível, levando ainda mais saúde e bem-estar para a sua vida!