Conectado com

2021 está aí, e você?

Educação

2021 está aí, e você?

Por Ildemar Kanitz – Diretor Colégio Evangélico Martin Luther

Vivemos numa sociedade em que ainda é muito forte a cultura da culpa. Acontece algo errado e logo se pensa em achar um culpado. E, se possível, o quanto antes julgar e condenar o pecador por seu erro. Tempo e energia são direcionados para encontrar, descrever, rotular e julgar a pessoa ou situação culpada por determinado acontecimento. Somente depois é que se gasta tempo e energia para encontrar a solução para o problema. Fomos educados para ser e pensar assim.

Neste ano, muitas pessoas agiram assim, pensando logo em encontrar o culpado por toda a situação vivida, e não buscaram soluções. É bem verdade que muitos problemas eram enormes, e outros ficaram sem solução, mas nossa educação é de sempre arrumar desculpas ou achar o culpado por algo que não está dando certo. Assim mudanças necessárias não acontecem. Por outro lado, tivemos também pessoas que gastaram suas energias para criar alternativas aos problemas que apareceram e não focaram nos culpados pelos acontecimentos. Em geral, estas tiveram um ano melhor, ou no mínimo, menos pior.

E como será o ano de 2021?  Depende de onde estará nosso foco, se mais para achar culpados pelas coisas que não darão certo ou se mais para encontrar soluções. Para qual atitude você foi educado? Para qual atitude você educa seus filhos? Para qual atitude você orienta um amigo ou irmão?

Jesus já carregou a culpa por todos os pecados e nos libertou dessa cultura de sempre querer achar um culpado. E isso não quer dizer que as pessoas estão isentas de suas responsabilidades e de arcar com as consequências de seus atos, mas quer dizer que o foco não é mais o pecador ou o culpado por algo, o foco é a solução para o problema e a orientação para não errar mais. E sem desculpas para a inoperância.

Eduque-se e eduque seus filhos para esta perspectiva ao findar este ano e iniciar um novo. Assim a vida fica mais leve, com alegria, paz, felicidade, abundância e prosperidade reinando em nosso meio.

Abençoado tempo de terminar e iniciar um novo ciclo!

Educação

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Educação

Para o Topo