2022 chegou e com ele mais um ano letivo. Sempre que um ano inicia, planejamos novos objetivos, listamos expectativas e propomos mudanças no caminhar. Parafraseando mensagens de final de ano, podemos dizer que temos um ano novinho pela frente, com 365 páginas para reescrever aquilo que não deu certo e planejar novas conquistas.
No ambiente escolar não é diferente; iniciamos com planos, expectativas e novos objetivos. Para que consigamos alcançá-los, precisamos nos organizar neste processo. Estudo, organização e disciplina são itens fundamentais para alcançarmos resultados positivos.
Para auxiliar neste processo, separamos algumas dicas para otimizar a organização da rotina de estudos:
Defina um objetivo – Firme um compromisso com você mesmo e tenha um propósito nas suas atividades.
Defina horários específicos de estudos (quando estudar) – Estudar requer comprometimento; por isso, organize uma agenda com suas atividades de estudo, definindo os horários, inclusive os que vão além da sala de aula.
Crie um cronograma (o que estudar) – O cronograma será o seu “guia” no percurso. Com ele, você se certificará de estudar todos os conteúdos.
Não acumule conteúdo – O acúmulo de conteúdo gera uma “bola de neve” e provavelmente você não conseguirá rever todos os conteúdos em tempo hábil.
Crie um ambiente para estudar – Um ambiente adequado auxilia no processo de concentração, e a organização dele minimiza interrupções para buscar algo.
Faça anotações – Escrever é uma excelente forma de aprender. As anotações também servirão para consultas e revisões.
Elimine distrações – Ambiente barulhentos e estímulos tecnológicos atrapalham a concentração. Evite mantê-los por perto durante os estudos.
Priorize a qualidade e o tempo do sono – Uma boa noite de sono impacta no seu bem-estar físico e emocional.
Pratique exercícios físicos regularmente – A prática de exercícios físicos proporciona uma série de benefícios ao corpo e à mente, impactando diretamente na qualidade dos estudos.
Relaxe corpo e mente – Inclua na sua rotina momentos para relaxar o corpo e a mente. Uma sobrecarga de atividades pode prejudicar o seu desempenho nos estudos.
Estudar requer comprometimento e força de vontade. Seguindo as dicas acima, você facilitará o processo e tornará o estudo mais proveitoso e prazeroso. Coloque em prática todas elas e bom estudo!
“O segredo do sucesso é fazer as coisas comuns de maneira incomumente bem.” (John Rockefeller)
https://ead.unipam.edu.br/blog/como-se-organizar-para-estudar (adaptado)