Por Igreja de Deus – Comunidade Emanuel de Marechal Cândido Rondon
Fones: (45) 3254-0952 / 9 9854-0550
Produtividade nos lembra de km/hora. Litro por segundo. Máquina. Produção. Faça mais em menos tempo! Acelere os áudios do whatsapp. Acelere os vídeos. Seja tudo o que puder. Pague. Limpe. Escreva. Eduque. Dirija. Produza, produza, produza. De repente, 24 horas do dia já não são mais suficientes para fazer tudo o que eu tenho que fazer. Pois é. Esta é a Doença da Produtividade.
Parece um termo novo, e provavelmente deve ser. Mas essa mania de sermos máquinas é muito antiga. Perdão, Marta, mas é de você que estamos falando (Lucas 10:38-42). Aliás, não se sinta mal, 2 mil anos depois, e… somos todas Marta. Ágeis. Ocupadas. Dando banho nas crianças, pagando contas, cumprindo prazos, atendendo pessoas, e não importa se você trabalha fora ou dentro, os desafios estão lá, e eles gritam pra nós: faça, faça, faça.
O grande filósofo Platão já ensinava: a vida é longa, os dias, curtos. É possível fazer pouco em um dia, mas muito ao longo da vida. E não é? Se você focar em realizar 3 tarefas importantes em um dia, serão 21 ao longo de uma semana. E Sócrates completa: foque seu tempo em POUCAS coisas importantes. Não tente fazer mais e mais. Mais responsabilidades. Mais tarefas. A gente tem orgulho em fazer muitas coisas! Mas precisamos tomar cuidado com o vazio de uma vida ocupada demais.
Jesus identificou este vazio na vida de Marta, e, como uma ameaça, o mesmo vazio está nos rondando, nos iludindo com uma agenda cheia, um cansaço interminável, e roubando de nós a plenitude da vida. Foi esse Jesus quem disse a ela: UMA COISA SÓ é necessária. Marta, você está perdendo a melhor parte! Você está deixando sua vida escapar, perdendo o sorriso dos seus filhos, a comunhão em família, e principalmente, deixando de lado a única coisa que te manterá de pé quando todo o resto ruir: o relacionamento com Jesus. Jesus nos chama para vir. Atendendo ao Seu convite, encontramos a chave para nossos anseios, o segredo de viver além das pressões diárias. À medida que aprendemos o significado de escolher a melhor parte da vida com Cristo, se inicia uma mudança em nós.
Não, a mudança não se refere a mudar de personalidade, nem desistir dos seus hobbies, nem viver uma vida chata e sem sentido. Também não tentar ser igual a ninguém, muito menos a fazer mais e mais – até porque o mundo aplaude as grandes façanhas, mas Ele anseia por comunhão. O único requisito para a amizade profunda com Deus é um coração aberto e pronto a receber! Ele nos convida a vir e descansar, porque é ali onde tudo começa. Aos Seus pés.