Na história desta edição, vamos conhecer uma atitude muito bonita de Jesus, mas que nos faz pensar em nossas atitudes.
A história começa assim: muitas pessoas, ao saberem de todas as coisas boas que Jesus fazia, resolveram ir procurá-lo e começaram a segui-lo. Em pouco tempo, havia se formado uma grande multidão, muitas e muitas pessoas seguindo Jesus.
Certo dia, Jesus se preocupou em como iria alimentar tantas pessoas, pois havia mais de cinco mil homens sem contar mulheres e crianças: não tinha tanto dinheiro para comprar comida e alimentá-los. Então, um menino aproximou-se e disse: “Eu tenho aqui comigo cinco pães e dois peixes”. Jesus pediu para que todas as pessoas se sentassem, pegou os pães e os peixes, deu graças e começou a distribuir entre as pessoas. A partir desse momento, a partilha foi acontecendo e todos foram alimentados e ainda sobrou comida suficiente para encheram doze cestos. Que lindo, as pessoas não estavam mais com fome, graças a Jesus!
Mas, vamos considerar algo bem importante para entender essa história: a atitude de Jesus em dividir os pães e os peixes fez com que todos ali dividissem o pouquinho de comida que tinham consigo, afinal, quando saíram de casa para procurar Jesus, cada um havia levado uma porção de comida para a viagem. Pois bem, Jesus conseguiu tocar os seus corações para que a partilha acontecesse.
Podemos aprender com essa história sobre igualdade e justiça: aqueles que estavam há mais tempo sem comer provavelmente receberam uma porção maior de alimento. Percebam que nem sempre dividir em partes iguais é justo: a igualdade pode ser boa se as realidades forem iguais. Agora, se as realidades são diferentes, é preciso usar de justiça: dar, a cada um, o que lhe é necessário.
E nossas atitudes, como estão? Será que agimos com igualdade, sem olhar a necessidade dos outros? Vamos pensar, a partir de hoje, na justiça antes da igualdade? Com certeza Jesus irá nos recompensar!