Todas as vezes que escutamos uma historinha da Bíblia, nosso coração se enche do amor de Deus. Nosso coração é um terreno muito precioso, assim como na história do semeador. Você conhece a parábola do semeador? Parábolas são histórias que Jesus contava para que as pessoas entendessem Seus ensinamentos. Jesus disse assim: “Um semeador saiu a semear. Ele queria muito que todas as sementes produzissem frutos. Mas não foi bem assim que aconteceu. Enquanto caminhava e lançava as sementes, parte das sementes caiu à beira do caminho, vieram os passarinhos e as comeram. Algumas sementes caíram no meio das pedras, onde não havia muita terra limpa. Essas sementes brotaram, mas porque suas raízes não eram muito profundas, quando o sol surgiu, secaram e morreram. Outras sementes caíram entre os espinhos. Assim que cresceram foram espetadas e sufocadas pelos espinhos. Uma parte das sementes caiu em terra boa. Essas sementes cresceram e produziram muitos frutos. E isso deixou o semeador muito feliz.”
Nosso coração é como a terra que recebe a semente: todas as vezes que escutamos a Palavra de Deus e não a acolhemos, somos como as sementes à beira do caminho. Quando acolhemos a Palavra em nosso coração, porém deixamos ela enfraquecer e não a praticamos (não criaram raízes), somos como as sementes que caíram no meio das pedras. Quando ouvimos a Palavra de Deus, mas achamos melhor escutar o que os outros nos falam, damos mais valor
às riquezas, às coisas materiais e não praticamos boas ações, somos como as sementes no meio dos espinhos.
Quando escutamos a Palavra de Deus, acolhemos ela no nosso coração, praticamos coisas boas, ajudamos uns aos outros, somos as sementes que caíram na terra boa. O semeador é o próprio Deus e se alegra com nossos frutos de amor e de bondade.
Nosso coraçãozinho é um terreno muito especial e o Senhor quer que ele produza muitos frutos bons. Precisamos cuidar muito bem dele! Não deixar que a tristeza ou a maldade fiquem ali, pois é lugar de amor, alegria e precisa refletir boas ações.