Conectado com

Adaptação escolar: um mundo de descobertas e conquistas

Educação

Adaptação escolar: um mundo de descobertas e conquistas

Por Zenaide Müller

Psicopedagoga e Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil do Colégio Evangélico Martin Luther

Ao ingressar na Educação Infantil, a criança passa por diferentes experiências, convive com novos colegas, segue uma rotina compartilhada e cria novos laços. O papel da escola neste período é acolher a criança de forma tranquila, para que ela se sinta segura em seu novo espaço. Nesta fase, é necessário muito colo, amor, carinho, paciência e atenção de todos os envolvidos no processo de adaptação. Aos profissionais da Educação Infantil especificamente, cabe fazer com que neste momento tudo corra bem e a criança se sinta acolhida, segura e feliz, superando, assim, a insegurança, o choro e o estranhamento, naturais nesta fase de “separação” dos pais e demais familiares.

Vale ressaltar que cada criança tem o seu tempo. Algumas apresentam mais facilidade, outras mais resistência para se adaptar. Neste sentido, os encaminhamentos da escola buscam fazer destes dias os mais leves possíveis, integrando a criança ao novo contexto. Cabe à família, com muita tranquilidade, passar segurança para a criança. Desta forma tudo fica mais fácil e em poucos dias, a criança estará familiarizada com o ambiente escolar.

Com o passar dos dias, todo o mundo desconhecido se transforma em um ambiente seguro e alegre, o qual a criança passa a explorar, buscando maior autonomia, ampliando, assim, suas experiências e associando a escola a um lugar prazeroso, no qual vivenciará muitas descobertas.

 

“Ser colocada em um ambiente que não lhe desperte medo, mas a incentive a explorá-lo, ter sua atenção dirigida a aspectos significativos para si mesma são elementos que ampliam o sucesso da criança na grande aventura de conhecer.”

Zilma de Morais Ramos de Oliveira

Educação

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Educação

Artigos Populares

Esporte, Saúde e Qualidade de Vida

Mãe que pedala…

Papo de Homem

Pessoa poderosa

Turminha da Paz

Isabel e Zacarias

Para o Topo