Conectado com

As crianças e os estudos durante a quarentena

Educação

As crianças e os estudos durante a quarentena

Por Liane M. S. Schwingel

Psicopedagoga e Coordenadora Pedagógica no Colégio Evangélico Martin Luther

Pais e mães, as nossas crianças também sentem os efeitos destes tempos de total resguardo! Sentem as nossas preocupações, compreendem, do jeito delas, as notícias a que assistimos. Vivem conosco as aflições do mundo atual. Assim, algumas ações nossas, os “adultos da história”, podem manter o vínculo com a rotina anterior, especialmente com os estudos.

Em família, estabeleçam um momento/tempo de estudo, aproveitando o que as escolas estejam sugerindo ou revendo conteúdos anteriores. É importante combinar um tempo de duração, sempre qualitativo, não apenas quantitativo.

Valorizem estes estudos. Se houver dúvida por parte da criança, lembrem-na de que isso é normal e saudável, afinal, ela está em um lindo processo de construção de sua aprendizagem, em que a dúvida pode ser o “combustível” para a busca de novas respostas – em família.

Um livro, por exemplo, pode ter a leitura compartilhada. Cada integrante da família lê um parágrafo, uma página. Que tal ler um capítulo por dia? Assim fica a sensação da curiosidade com o que está por vir.

Aproveitem o tempo que temos a mais e conversem sobre a escola, sobre os conteúdos que estão/estavam aprendendo, o que mais gostam e o que acham mais difícil. Perguntem, inclusive, o porquê destas respostas, sem julgar… Vamos “entrar no mundo delas”, assim poderemos fortalecê-las e falar também das nossas habilidades letivas e das dificuldades que já tivemos enquanto alunos/as. Afinal, não há problema nisso! TODOS temos habilidades e jeitos diferentes para aprender, e isso é encantador!

Estamos em tempos de ensino a distância, em que escolas se utilizam de ferramentas tecnológicas para “chegar nas casas de seus alunos”. Professores se reinventam, buscam metodologias diferenciadas, repassando o tão importante conteúdo letivo. Mais uma vez, a tríade família – aluno – escola precisa ser fortalecida e andar na mesma direção, buscando manter o vínculo e o ritmo de estudos, sem deixar de lado o afeto e o cuidado, mesmo que de longe, pois somos seres humanos, necessitamos cuidar e ser cuidados.

Não nos esqueçamos que em muitas casas os pais, ou um deles, segue trabalhando, o que necessita ser olhado com respeito e cuidado. Estabeleçam sempre uma rotina possível de ser cumprida pela criança ou em família, sem gerar ansiedade e angústia.

É importante, ainda, que a criança participe da organização das tarefas da casa, de acordo com sua idade. Guardar os brinquedos, organizar seu quarto e seus materiais escolares, arrumar a mesa para as refeições, cuidar do animal de estimação… e, é claro, BRINCAR MUITO! CRIANÇA PRECISA SER CRIANÇA! SEMPRE!

Educação

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Educação

Para o Topo