Vocês já devem ter ouvido expressões como: “se converter”, “nascer de novo”, “mudar de vida”, “morrer para o pecado”. Isso acontece em nossa vida, quando aceitamos a Cristo como nosso Salvador pessoal. A partir de então, passamos a ser chamados de cristãos.
Nosso modo de vida deve condizer com a fé que dizemos ter. Se dissermos que somos de Jesus, devemos andar de um modo digno, que agrade a Deus. Devemos andar em novidade de vida.
Vamos ver 3 coisinhas básicas que vão nos explicar como devemos nos comportar nessa nova vida.
1. Renove sua mente
Agora que tem uma nova vida, você deve ter novos pensamentos.
Devemos fazer o que diz em Filipenses 4:8: “Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas”.
2. Consagre seu corpo
Quando você convida Jesus a ser Senhor de sua vida, o Espírito Santo que é um com Jesus, vem morar dentro de você, então agora você é templo do Espírito, morada de Deus. Por isso o corpo merece respeito e cuidado. I Coríntios 6:19: “Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?”
Agora você é uma pessoa dedicada a Deus, não ao pecado e deve tratar seu corpo com respeito. Pecar contra o corpo é pecar contra Deus. Esse respeito pelo corpo está diretamente ligado com evitar a imoralidade sexual, com ter práticas saudáveis, evitando coisas que podem destruir nosso corpo, como bebida, cigarro, drogas e qualquer exagero, também alimentar. Sabe quando um estabelecimento muda de dono e colocam uma faixa na frente dizendo: “Sob nova direção”? É isso que deve acontecer com você, seu corpo está sob nova direção, nas mãos de Deus. II Coríntios 5:17: “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!”
3. Controle sua língua
Efésios 4:29: “Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem”.
A palavra torpe não é somente o palavrão ou xingamento, mas sim, a intensão de ofender, denigrir, ou diminuir uma pessoa. Porque a Bíblia diz que prestaremos conta de tudo que falarmos. Mateus 12:36: “Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois por suas palavras você será absolvido, e por suas palavras será condenado.”
Que pesado, né?? Que Deus nos ajude a medirmos nossas palavras, para que de nossa boca saia somente o que agrada a Deus.