Existem apelidos românticos e outros que são engraçados, que só a esposa pode usar para descrever o marido. Já ouvi expressões muito bizarras que casais usam para chamar o cônjuge. Em Eclesiastes 2:3, encontramos uma forma um tanto diferente da mulher chamar o marido. Uma expressão carregada de uma simbologia que queremos ver hoje.
“Como uma macieira entre as árvores da floresta é o meu amado entre os jovens”. Cânticos 2:3a
Já imaginou sua esposa chegando em casa e lhe chamando de macieira? Imagine ela abrindo a porta e gritando: “Olá meu belo e maravilhoso pé de maçã, você já está em casa?”
Não seria normal em nossa cultura, mas se entendermos o profundo significado da expressão, nós homens iremos nos sentir honrados com tal apelido. O que a mulher reconhece ao chamar o marido de macieira?
1º O marido é o que existe de mais saudável
A maçã é uma das frutas mais saudáveis que existe. É por isso que outros países usam a expressão; “on apple a day keeps the doctor away”, “uma maçã por dia mantém o médico longe”. Seus nutrientes têm efeitos extremamente positivos para a saúde. Quando a mulher do texto bíblico chama seu marido de macieira, ela reconhece que o marido é saúde. A presença dele faz bem. Ele é quem nutre o seu coração, sua alma até mesmo suas necessidades físicas de carinho.
2º O marido é o único alimento
O texto fala de uma macieira entre “árvores da floresta”. O que isso significa? Que existem muitas árvores, altas, baixas, verdes ou até coloridas. A mulher do texto bíblico pode ter pensado em um ipê roxo ou amarelo que deixam a floresta até bonita, mas é a macieira (marido) que irá alimentá-la. Só o marido deve ser visto como árvore frutífera.
3º O marido é a sombra perfeita
“Tenho prazer em sentar-me à sua sombra; o seu fruto é doce ao meu paladar”. Cânticos 2:3b
Você conhece o sentimento de alívio quando encontramos uma sombra em meio a um dia de sol quente? Quando a mulher chama o marido de macieira, ela diz que é nele que ela encontra sombra fresca em meio a um dia de calor. O marido precisa ser a proteção, a sombra, o guarda sol que não deixa que a esposa seja queimada pelos raios do mal. Reconheço aqui a proteção espiritual que devemos ser para nossa amada. Um homem comprometido com DEUS e sua igreja, que ora pela vida de sua esposa e cuida de suas necessidades, é como uma macieira que faz sombra e alimenta. Tendo um pé de maçã destes em casa, a esposa nunca desejará sair de lá.
Esposa, que tal chamar seu marido de macieira hoje? Se ele achar estranho, explique:
– Você é o que tem de mais saudável em minha vida.
– É você quem alimenta o meu coração com amor.
– Me sinto protegida quando estou contigo.