Há muito tempo atrás, o Senhor escolheu e ungiu Davi, para ser rei e alcançar vitórias em seu nome, mas ele não parecia muito com seus irmãos, que eram grandes e fortes; ele era pastor de ovelhas, de baixa estatura, o mais novo de oito irmãos. Aconteceu assim: por ordem do Senhor, Samuel, que era profeta do Senhor, foi até a casa de Jessé, pai de Davi, e explicou que o Senhor escolheu um de seus filhos para Ele.
Jessé apresentou os 7 primeiros filhos para Samuel, um a um, mas não encontrou entre eles o escolhido de Deus. Samuel Perguntou a Jessé: “Aqui estão todos os seus filhos?” Jessé respondeu: “Falta ainda o menor, que está tomando conta do rebanho”. Chamaram então Davi e quando Samuel o viu, reconheceu que era ele que o Senhor queria. Tomou então o vaso com óleo e o ungiu e, no mesmo momento, o Espírito de Deus veio sobre Davi.
Davi era um israelita temente e obediente ao Senhor, sabia que confiando em Deus, estaria seguro.
Naquela época, Israel, o país de Davi, entrou em guerra contra os filisteus que estavam invadindo suas terras, ambos tinham um exército poderoso e estavam prestes a começar uma batalha, mas tinha um problema: Golias o gigante, o maior de todos os guerreiros dos filisteus, foi até a linha de frente e declarou: “Escolhei um entre os seus para batalhar comigo. Quem vencer terá também a vitória da guerra”.
Davi, que levava alimentos para os seus irmãos que estavam no acampamento do exército, ouviu e aceitou o desafio. Davi, embora fosse pequeno, confiava em Deus e, mais que depressa, foi até o riacho, apanhou cinco pedras e, com uma funda, foi enfrentar o gigante. Davi colocou uma pedra na sua funda, girou, girou e lançou. A pedra acertou a testa do gigante Golias, que caiu no chão derrotado. Davi deu glórias a Deus dizendo a todos que a vitória era do Senhor e seu coração estava transbordante de alegria, pois o Senhor estava com ele.
Quem está com o Senhor, não precisa ter medo. Foi assim que Davi venceu, pois confiou em Deus. Para Deus, não importa a aparência, o que veem os olhos. O mais importante é o coração. Davi, sendo um pastor de ovelhas, foi escolhido entre seus irmãos que eram todos grandes e fortes, porque tinha o coração aberto e confiante em Deus.
Assim como Davi, precisamos aprender a confiar em Deus e em todos os momentos ter um coração bondoso. Lembre-se sempre que o Senhor reconhece você pelo seu coração e não pela sua aparência.