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Criar sem medo de errar

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Criar sem medo de errar

Por Liane Schwingel – Colégio Martin Luther

A escola é um espaço vivo e, como tal, deve aproveitar as inúmeras possibilidades para despertar e aprimorar a criatividade. Através das vivências lúdicas, das práticas com diferentes recursos, dos ambientes preparados para o estímulo mental, da diversidade de ideias, manifestações e expressões, a criança e o adolescente devem ser preparados para identificar e aprimorar suas habilidades e potencialidades. Pintura, rasgadura, recorte, criação de brinquedos ou jogos com materiais recicláveis são alguns exemplos de mecanismos que possibilitam o desenvolvimento da criatividade.

Leo Burd, pesquisador brasileiro do Media Lab, do MIT (Massachusetts Institute of Technology), defende que todas as pessoas podem ser criativas, destacando que: “Podemos desenvolver a criatividade. Todos nós temos um potencial criativo. E essa capacidade de olhar o mundo com olhares diferentes, de pensar soluções alternativas para uma mesma questão se desenvolve a partir do exercício, como se fosse um músculo que exercitamos na academia”.            Segundo ele, no momento da brincadeira, da livre expressão, da descontração, nos permitimos soltar a imaginação, criar sem o receio de errar ou decepcionar, ou seja, exercitamos a criatividade. E, neste processo, deve haver a persistência, a repetição, o fortalecimento da capacidade do autodesafio e da autossuperação.

Se nós adultos somos capazes de nos redescobrir a partir desse exercício, imaginemos então as crianças, que naturalmente criam sem medo, soltam a imaginação e dão asas aos mais lindos sonhos e desejos, alcançando o inimaginável. A grande questão é justamente não permitirmos que essa naturalidade e esse encantamento pelo novo se percam. Mas como podemos e devemos agir? Crianças e adolescentes devem ser motivados a expressar suas opiniões próprias, falar dos seus gostos, compartilhar sua compreensão de mundo. Quanto mais estimularmos a criatividade, maior será o desenvolvimento da autonomia e da segurança, o que repercutirá nas atitudes de cada criança ou adolescente.

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