A expectativa pela primeira palavra da criança é muito grande. Durante este processo, muitas dúvidas surgem: “meu filho está atrasado para falar?” e “meu filho fala errado”. É normal? Cada criança tem um tempo de desenvolvimento. No entanto, algumas respostas são esperadas de cada idade.
Além de ser indício de problemas de audição, os erros constantes e sem evolução também podem prejudicar o desenvolvimento escolar da criança, pois ela automatiza o jeito errado de falar e pode transferir para a escrita.
Os problemas de fala podem ser caracterizados como toda e qualquer alteração que dificulte ou impeça a produção dos sons que compõem as palavras e os fonemas. Alterações essas, que dizem respeito a atrasos no desenvolvimento, ou seja, as crianças começam a falar muito tarde. E as que se referem a trocas, omissões e distorções de sons (uma imprecisão na pronúncia do som).
Através do quadro Desenvolvimento de aquisição da fala, elaborado por Honora e Frizanco, 2009, veja como cada fase reage aos estímulos e o que uma criança deve falar em cada idade:
Dos 6 aos 8 meses, alguns sons começam a ser balbuciados. Os mais comuns são “gugu”, “dada”, “baba”. Nesta fase, também é possível perceber que eles começam a imitar a entoação da voz dos seus cuidadores.
Por volta dos 18 meses, a criança já consegue falar palavras simples do seu cotidiano, como água, papa, mamãe, papai, além de imitir sons onomatopéicos (au-au, miau, bibi).
Com 2 anos a 2 anos e 6 meses, a criança já é capaz de falar frases de 2 a 3 palavras, como “eu qué papá”, além de palavras que contenham os fonemas com /P/, /T/, /D/, /N/, /NH/, /K/. É natural que eles fiquem mais falantes a partir deste momento.
Aos 3 anos, elas já têm um vocabulário de mais de 300 palavras e conseguem formar frases completas. Nesta faixa etária, já devemos entender tudo o que a criança diz, mesmo que de forma errada. E já deve estar falando palavras com os fonemas /F/, /V/, /S/, /Z/, /X/ e /J/.
Aos 4 anos, a criança já elabora frases de 5 ou 6 palavras e consegue narrar fatos e histórias, além de falar palavras com os fonemas, /L/, /LH/, /RR/ e arquifonema /S/(as, es, is, os, us) e /R /(ar, er, ir, or, ur).
Com 5 anos de idade, a criança já deverá estar falando fonemas com o /r/ vibrante (Arara) e grupos de /r/ e /L/ (Grama, Blusa), ter adquirido todos os sons da fala e não possuir mais erros e nem trocas dos fonemas.
Se a criança não está dentro do padrão esperado, apresenta atraso na fala, trocas, omissões ou distorções de fonemas, é muito importante que os pais ou cuidadores procurem um fonoaudiólogo(a) para realizar uma avaliação.