Conectado com

Despertando o gosto pela leitura

Educação

Despertando o gosto pela leitura

Por Liane M. Stamm Schwingel

 

 

“Quem escreve um livro cria um castelo, quem o lê mora nele”

Monteiro Lobato

 

As palavras de Lobato nos remetem a um mundo mágico, onde a imaginação ganha asas e nos faz ver as coisas de uma maneira diferente, mais leve e encantadora. A leitura nos leva por caminhos que nos permitem conhecer lugares incríveis, sem ao menos termos saído do lugar; caminhos que nos permitem imaginar, sonhar e, principalmente, passar a fazer parte da história apresentada.

Estamos vivendo em um mundo cada vez mais acelerado e muitas vezes, não percebemos que ações simples podem mudar totalmente a relação de nossas crianças com os livros. Enquanto condutores destas ações, devemos respeitar as preferências literárias da criança, criar um ambiente ideal para a sua leitura, saber usar a tecnologia a favor, ler para a criança, entrar na brincadeira da história, não deixar virar obrigação, buscando “encantar” e não “obrigar”, e visitar livrarias e bibliotecas, mostrando o quanto estes espaços são agradáveis e enriquecedores.

Então, pais ou educadores, criem um novo final para as histórias lidas ou, até, uma nova história, ampliem as ideias do autor/da autora, incluam novos personagens e provoquem a criatividade da criança. Desta forma, estaremos transformando o momento da leitura em uma parte muito especial do dia, lançando uma sementinha que certamente germinará e renderá lindos frutos no futuro. CRIE seu próprio castelo e leve a criança para MORAR nele.

Educação

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Educação

Artigos Populares

Esporte, Saúde e Qualidade de Vida

Mãe que pedala…

Papo de Homem

Pessoa poderosa

Turminha da Paz

Isabel e Zacarias

Para o Topo