Conectado com

Dia Mundial do Doador de Sangue

Cotidiano

Dia Mundial do Doador de Sangue

“Quanto for possível, não deixe de fazer o bem a quem dele precisa”

Provérbios 3:27

 

Fazer o bem sem olhar a quem: eis uma importante prática do cristão! Deus nos deu como um importante mandamento amar ao próximo como a si mesmo: “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças. O segundo é este: ame o seu próximo como a si mesmo. Não existe mandamento maior do que estes”. Marcos 12:30,31.

No ano de 2004, a Organização Mundial de Saúde instituiu o dia 14 de junho como o Dia Mundial do Doador de Sangue. O objetivo é homenagear e agradecer a todos os doadores que ajudam a salvar vidas diariamente.

Para comemorar essa data, vamos contar um pouco do trabalho desenvolvido por queridos amigos do Lions Clube Marechal Cândido Rondon, por meio da Associação Sangue Bom, que surgiu da necessidade que o empresário Wilmar Guttges teve em conseguir 12 doadores para seu pai, no ano de 2010. Diante dessa carência, compartilhou com os companheiros do Lions (entidade que faz parte há 27 anos), a vontade de fundar uma associação para cadastrar e encaminhar doadores para coleta de sangue. “Levei para o Clube a ideia para que pudéssemos nos envolver nessa questão e tentar resolver esse problema da falta de doadores de sangue quando uma família necessita. Imediatamente, foi aceito! Todos aprovaram! A partir de então, iniciamos os trabalhos para a fundação de uma associação”, explica.

O Lions Clube apoiou a iniciativa e a Associação recebeu o nome de Sangue Bom, tendo sua diretoria empossada no ano de 2013, tendo como presidente Wilmar Guttges. No entanto, os trâmites da documentação para que a Associação pudesse atuar ficaram prontos em 2016. Em 2017, a prefeitura de Marechal Cândido Rondon cedeu o espaço junto ao canteiro central da Avenida Maripá, antiga banca de revistas, que passou a ser a Sede da Associação, que entrou em funcionamento para atendimento ao público no dia 04 de abril de 2017.

A Associação realizou muitos cadastros, atuando na festa do município e em outros eventos para formar um banco de doadores de sangue, que hoje chega a mais de 6.500 inscritos.

Semanalmente estes doadores eram convidados a irem junto doar sangue em Toledo e Cascavel, numa parceria com a Secretária de Saúde do Município, que disponibilizava o transporte.

 

O sonho das coletas em Marechal…

O sonho de trazer uma unidade coletora para Marechal Cândido Rondon sempre esteve em pauta no grupo. E ele foi realizado no dia 04 de abril deste ano, quando foi inaugurada a Unidade de Coleta de Sangue Haroldo Alberto Güttges (nome do pai de Wilmar), junto ao CIS Friedrich Rupprecht Seyboth (Centro Integrado de Saúde).

A moderna estrutura abriga a primeira unidade de coleta de sangue do Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná), referência em âmbito estadual. A primeira rodada de doação na Unidade foi realizada no dia 08 de abril de 2024, sendo um marco histórico para o município; os primeiros doadores foram integrantes do Lions Clube, idealizadores mantenedores do projeto Sangue Bom. Este projeto é piloto para o Paraná, dando certo aqui em Marechal, poderá ser espalhados para todo o Estado.

As coletas ocorrem nas segundas, quintas e sextas-feiras, sempre no período da manhã. A equipe de profissionais é composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos e recepção específicos para a unidade, todos servidores municipais.

As coletas da unidade estão subordinadas à Unidade de Coleta da 20ª Regional de Saúde de Toledo, que responde pela equipe. Todas as bolsas são encaminhadas a Cascavel após a coleta e rotina pré-estabelecidas.

Para se inscrever como doador, basta entrar em contato pelo telefone/WhatsApp (45) 99979-2012, na Associação Sangue Bom.

Cotidiano
Informações gerais

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Cotidiano

Artigos Populares

Sintonia com Deus

O Certo e o Errado

Pastores

Sorria!

Semeando a Palavra

O Valor da Família

Semeando a Palavra

“O remanescente santo”

Para o Topo