Jesus nos chama para sermos Seus discípulos, isso é fato. Então vamos entender melhor o contexto desse convite, olhando como era na época em que Jesus o fez.
Os meninos em Israel iniciavam seus estudos aos 6 anos de idade, e até os 10, onde terminavam o primeiro ciclo de estudos chamado Beit Sefer, já tinham decorado toda a Torah, que são as Leis de Moisés, composta pelos cinco primeiros livros da Bíblia, o Pentateuco, que são: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
A partir daí, como era o costume da época, alguns voltavam para casa para aprender o ofício da família, mas os que se destacavam continuavam num segundo estágio chamado de Beit Talmud. Eles continuavam frequentando a escola judaica e estudavam sob a orientação de um rabino, que adotava esses meninos para lhes ensinar mais profundamente.
Então esses meninos extraordinários eram chamados de talmidim, plural da palavra talmid, que o Novo Testamento traduz como discípulo.
Os meninos talmidim eram a elite intelectual de Israel.
Aos 12 anos, já haviam decorado toda a Escritura da época: os livros históricos, poéticos, de sabedoria e proféticos. Aos 14 anos, debatiam sobre as escrituras com seus rabinos, de como colocar a lei de Moisés em prática.
E é nesse contexto que Jesus nos convida a sermos Seus discípulos.
Mas o impressionante e maravilhoso é que o convite de Jesus não se estende somente aos extraordinários, como aqueles meninos. Jesus convida a você e a mim, pessoas comuns, para sermos Seus discípulos.
Ele convida a todos, não importando a idade, sexo ou classe social. Jesus nos chama para andarmos com Ele.
Os rabinos antigos tinham um ditado: “Cubra-se com a poeira dos pés do seu rabino”.
Quer dizer que um talmid deveria andar tão perto de seu mestre que no fim do dia seus pés estariam cobertos com a poeira que levantava do andar do rabino.
O que os rabinos queriam dizer era: “Me olhe de perto, ouça o que estou dizendo, observe quando, porque e como eu faço, porque eu sou seu modelo, e é igual a mim que você deve se tornar”.
Isso é ser discípulo!! Seguir a Jesus, observar tudo que Ele fez e faz, ver no dia a dia Sua presença, perceber os milagres que Ele realiza, observar como é o relacionamento Dele com o Pai, ouvir a Sua voz, estudar Sua Palavra, estar participando em alguma Igreja para aprender sempre mais, estar junto e conversar com pessoas que tenham a mesma fé, ajudar em algum ministério. Enfim, para ser um bom discípulo, temos que estar perto do nosso Mestre.
A grande ambição de um talmid, era ser igual ao seu mestre.
Que a nossa ambição seja a mesma, ser igual ao nosso Mestre Jesus.
Então fique perto de Jesus, não se afaste jamais!!