Capa
“E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou Seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que Ele nos concedeu” Romanos 5:5
Páscoa: época em que muitas pessoas se reúnem para celebrar a ressurreição de Jesus. A história é muito conhecida e nos remete a pensar sobre o que Jesus vivenciou para que cada um de nós pudéssemos ser livres. Ele nos libertou do pecado e da morte, através do derramamento do Seu sangue na cruz… e ressuscitou! Através da ressurreição de Jesus, todo aquele que entrega a sua vida a Ele, torna-se Seu filho!
Isso é fantástico! É realmente algo sobrenatural!
Nesta edição da Revista Paz, vamos falar a respeito de importantes aspectos que a Páscoa nos faz refletir: a esperança e a alegria! Pois quem crê, tem esperança! Quem crê, vive de maneira diferente e sempre esperando o melhor de Deus para sua vida. “E esta é a promessa que Ele nos fez: a vida eterna”. 1 João 2:25.
Jesus Cristo é a nossa Páscoa! E a nossa esperança e alegria estão Nele!
Confira essa reportagem especial com a participação de dois amigos pastores: Estêvão e Claudio… e seja edificado!
A esperança e suas expectativas
O pastor Estêvão Vieira Salvia, da 2ª Igreja Batista Independente de Marechal Cândido Rondon, destaca que há um ditado que nos diz: “A esperança é a última que morre”. Realmente, se olharmos para esta frase que é dita em muitas ocasiões, veremos que há um fundo de verdade. “A verdade é que a esperança é uma realidade constante no coração da humanidade; ao longo de toda a história, sempre esteve presente o desejo da conquista, do novo, que os sonhos de cada um se tornem realidade no porvir, permeada com suas expectativas, seus anseios e desejos”, explica.
Estêvão destaca que as pessoas costumam fazer planos, projetos, listas de desejos, sempre com a esperança de novas realizações e sonhos. “Projetos como: adquirir a casa própria, trocar de carro, ter um filho, trocar de emprego, mudar de cidade, casar-se, cuidar da saúde, escolher a faculdade, entre outros, estão colocados em nossa lista de desejos na esperança da realização. Esta esperança vem ao nosso coração com toques desejosos de mudança, de tempos melhores, de uma nova vida para nós mesmos e para todos os que nos cercam, de muitas alegrias e paz, mesmo em tempos difíceis”, ressalta.
Confiança na sua mais profunda essência
O pastor explica que é necessário saber da importância de fazermos a nossa parte para que tudo seja realmente melhor. “Contudo, o que esquecemos, geralmente, é que a nossa principal esperança, seja para o presente ou para o futuro, está em Deus. Porém, para conseguirmos viver a esperança, colocá-la em prática, precisamos conhecer e compreender a sua definição mais profundamente. Esperança nada mais é do que confiar que algo acontecerá, como por exemplo, a cura de uma doença; é um sentimento de quem vê a possibilidade de realização daquilo que tanto deseja. Quando falamos de esperança em questões espirituais, entendemos o conceito de confiança na sua mais profunda essência; da espera que precisa, muitas vezes, ser pacienciosa; da perspectiva e da fé naquilo que ainda é desconhecido; de algo que não vemos, mas que sabemos que virá”, enfatiza.
Pastor Estêvão orienta que vejamos que maravilhosa promessa Deus nos faz, relatada em Jeremias 29:11: “‘Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro’”. “Observando este versículo, podemos ver claramente que o Senhor tem grandes planos para cada um de Seus filhos, planos de uma vida de vitórias, de conquistas, de sucesso, de prosperidade e de um futuro. Mas os planos do Senhor não se limitam somente a esta vida terrena, pois os planos do Salvador vão muito além e ecoam na eternidade de uma vida na presença Dele”, explica.
Ele comenta que a humanidade tem buscado na esperança, uma vida e um mundo melhor, em todos os sentidos; é isso que nos move, nos motiva e faz seguirmos em frente todos os dias da nossa vida. “Listar os desejos e os projetos é um exercício bastante válido e importante para chegarmos onde queremos num futuro próximo ou distante, contudo, o que jamais podemos nos esquecer é que nossos planos não podem estar acima dos planos de Deus. Salomão nos ensina isso, com toda a sua sabedoria, no texto de Provérbios 16:1: ‘O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor’. Quando compreendemos a profundidade deste versículo, confiamos que se a nossa lista de desejos se realizar, foi Deus que permitiu que se realizasse, mas caso não se realize, ainda assim confiamos que o Senhor tem o melhor para nós”, relata.
Esperança no Deus do impossível
Vivendo essa plena confiança nos planos de Deus, conseguimos ter sabedoria para entender que a nossa vida, na verdade, não é nossa; o caminho não é nosso; o planejar e o projetar são nossos, mas o realizar depende do Senhor e essa é, com certeza, a melhor dependência que o ser humano pode ter. “A Palavra de Deus está recheada de versículos que apontam, com muita clareza, onde devemos depositar a nossa esperança, mas não somente isso… ela também nos mostra inúmeras promessas feitas por Deus para todo aquele que espera no Senhor. Um exemplo maravilhoso está em Jeremias 17:7, que nos diz: ‘Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor’. Podemos traduzir a palavra ‘bendito’ por ‘abençoado’, ou seja, o Senhor abençoa quem deposita Nele a sua total confiança e esperança, ainda que aos olhos humanos seja impossível, não enxergue uma saída; nossa esperança está Naquele que é Poderoso para fazer infinitamente mais de tudo aquilo que nossa mente tem a capacidade de imaginar”, ressalta Estêvão.
Pensando assim, precisamos refletir, diariamente, onde temos colocado a nossa esperança, se ela está realmente firmada em Deus, ou muitas vezes, estamos confiando na força do nosso próprio braço. Encontramos na Bíblia, dentre tantas outras, uma grande promessa de Deus para nós, relatada em 1 Coríntios 2:9: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que O amam”. “Que promessa maravilhosa, na qual podemos e devemos confiar com todas as nossas forças. Fazer planos é algo imprescindível para nos organizarmos e chegarmos onde queremos, mas confiar nas promessas Daquele que é Poderoso para fazer muito mais do que esperamos, é fundamental para que tenhamos sucesso em tudo que fizermos. Que nesta Páscoa, sua esperança se renove no Senhor e que todo tempo seja repleto de grandes realizações e sonhos, confiando sempre nas maravilhosas promessas de Deus”, finaliza.
Tenham sempre alegria!
O pastor Claudio Bündchen, da Igreja Luterana Cristo é Vida, da Vila Gaúcha, destaca que convivemos, por vezes, com pessoas mau humoradas, que acordam de manhã como se tivessem dormido numa valeta. “Um amigo, quando saudado na primeira hora com um alegre e sonoro ‘bom dia’, ao invés de responder a gentileza, costumava perguntar: ‘por quê?’ Se dependesse de nós mesmos, sempre acordaríamos deprimidos e mau humorados. Mas, Cristo faz a grande diferença em nossas vidas. Por isso o apóstolo Paulo diz: ‘Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor’. Filipenses 4:4. A verdadeira alegria pode ser encontrada nas pessoas que vivem em Cristo. Ele conhece nossos problemas e frustrações. E Ele nos reveste de poder para superar sofrimentos e dificuldades que enfrentamos no dia a dia”, destaca.
O pastor Claudio enfatiza que a verdadeira alegria habita os corações quando o foco do nosso viver está voltado para os valores eternos. Quanto mais nos dedicamos a conhecer a vontade do Senhor, por meio do estudo da Palavra, tanto mais preparados estaremos para vencer aquelas situações que por vezes instalam em nós o mau humor e o descontentamento. Martinho Lutero disse: “Deus não deseja gente tristonha e odeia pensamentos e palavras tristes… Ele, por sua vez, enche o nosso coração de júbilo. Porque não enviou Seu Filho para que ficássemos tristes, e sim, para que ficássemos alegres. Essa também é a razão porque os profetas, apóstolos e o próprio Senhor Jesus Cristo, em muitas passagens, nos admoestam, sim, até mesmo ordenam que jubilemos e sejamos alegres”. “Felicidade não é sentimento, nem viagem, nem destino, nem conquistas e nem bens. Ser feliz é uma decisão que você deve tomar em seu dia a dia. A Palavra de Deus diz: ‘Felizes são aqueles que de Ti recebem forças’. Salmo 84:5. ‘Felizes são as pessoas honestas, pois tudo dará certo para elas, e elas ficarão satisfeitas com aquilo que ganharem com o seu trabalho!’. Isaías 3:10. Felicidade é DECISÃO. Felicidade é colocar Deus em primeiro lugar e deixar Ele nos guiar”, ressalta.
O que te faz feliz?
Claudio explica que você decide ser feliz e passa a seguir sua vida assim. Cada vez que está diante de uma situação, deverá pensar e decidir: me irritar, ou relevar? Responder ou silenciar? Perdoar ou ressentir? Amar ou odiar? Rir (de mim mesmo) ou magoar com as graças que fazem de mim? Invejar ou desejar o bem? Desistir ou prosseguir? Escolha aquilo que irá te fazer feliz. “Veja bem: o que irá te fazer FELIZ, não o que o fará sentir vingado, respeitado, invejado… separe a felicidade dos outros sentimentos e decida SEMPRE pelo que te faz feliz. Não deposite a felicidade lá longe, em um sonho distante, mas sim nas coisas de seu cotidiano. Seja agradecido a Deus pela vida e por todas as outras coisas que Ele, por Sua graça e por Seu amor, te dá diariamente. Pela fé em Jesus Cristo somos agraciados com a verdadeira felicidade… a felicidade de poder viver aqui neste mundo sabendo que Deus nos ama, nos perdoa e que Ele fará de tudo para que eu e você sejamos, já aqui neste mundo, muito felizes”, enfatiza.
Alegria e esperança em Jesus!
O pastor salienta que você decide quem você é. “Não é um mau patrão que deverá te fazer um mau funcionário. Não é um mau professor que deverá te fazer um mau aluno. Não são maus pais que deverão te fazer um mau filho. Ao ser mau para revidar o mau comportamento, você está permitindo que o outro decida por você. São as atitudes dos outros que formarão a sua personalidade e o seu caráter. A Bíblia diz em Gálatas 5:22-25 quais são os frutos do Espírito: ‘mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei’. As pessoas que pertencem a Cristo Jesus, crucificaram a natureza humana delas, junto com todas as paixões e desejos dessa natureza. Que o Espírito de Deus, que nos deu a vida, controle também a nossa vida! Se apegue a Deus e ao Seu Filho Jesus Cristo e encontre esses frutos que te ajudarão na lida diária. Com a fé em Cristo, seremos felizes, independente das turbulências da vida. Tenham sempre alegria. Repito: tenham sempre alegria unidos com o Senhor Jesus. Fiquem com Deus”, finaliza.
Capa