Ninguém está bem o tempo todo. Temos dias difíceis e complicados nos quais nossa capacidade de lidar com conflitos diminui drasticamente. Escolher o momento certo para falar sobre algo complicado pode ser decisivo entre a vida e a morte (exagerei um pouco).
Meu pai dizia que assuntos difíceis não devem ser tratados antes do almoço ou em momentos em que o sono já está batendo à porta. Algumas pessoas (como eu), ficam nervosas quando estão com fome. Tornam-se pequenos leões com a testa franzida esperando para devorar o almoço. Após o almoço, estes se transformam em cordeiros indefesos prontos para um diálogo amigável. Cada pessoa tem um momento certo para conversas difíceis.
Nos dias sensíveis de sua esposa, o melhor a se fazer é servi-la. Faça perguntas como: querida, posso te ajudar de alguma forma? Estou falhando em alguma coisa? Espere o momento difícil passar, não dificulte sobrecarregando-a com seus desejos de mudança.
“Tempo de estar calado, e tempo de falar.” Eclesiastes 3:7
Faça tudo com amor. 1 Co 16:14
Este é um dos versículos mais breves e mais poderosos da Bíblia. Ele pode ser aplicado em todas as áreas da vida. Quando somos amados completamente, estaremos dispostos a mudar. Esta é a forma como DEUS nos transforma, derramando amor em nossos corações.
A motivação muda a forma como iremos tratar os problemas. Quando o amor é a motivação, iremos acertar mais facilmente o tom de voz, o momento certo e a forma como iremos nos expressar. Acho até que o coração cheio de amor gera mudanças silenciosas, sem muita necessidade de diálogos complicados.
Faça um teste. Caso algo tenha lhe incomodando e esteja na ponta da língua para falar para ela, pratique o amor antes. Chegue em casa hoje, dê um abraço como nunca deu antes. Beije ela por pelo menos 30 segundos e diga o quanto você a ama.
Faça isso todos os dias durante uma semana. É bem provável que depois de uma semana, você nem se recorde da crítica que tinha em mente. O amor oferecido de forma prática é o principal agente de mudança em nós e no cônjuge.