Em comemoração ao mês de aniversário de Marechal Cândido Rondon, vamos publicar aqui em nosso site, uma reportagem especial que saiu na edição da Revista Paz de julho de 2017, quando destacamos as igrejas que já haviam completado 50 anos de atuação no município e sua relevância.
Cada dia, traremos uma igreja, iniciando por hoje. Vale a pena conferir!
A história do município de Marechal Cândido Rondon, desde o início, tem caminhado junto com a história das comunidades cristãs, que têm sua contribuição para o desenvolvimento deste povo e principalmente, para a difusão do Evangelho do Senhor!
A igreja contribuiu muito para a fixação do homem na região Oeste paranaense. Todos se fortaleciam mutuamente e tinham mais esperança com os ensinamentos religiosos. Isso foi muito importante para a superação das diversas dificuldades enfrentadas na época. Ter fé, acima de tudo, era a chave para as conquistas!
Nesta edição comemorativa da Revista Paz, relembramos um pouco da trajetória das primeiras comunidades cristãs. Vamos destacar as que possuem mais de 50 anos de atividades no município. Optamos por esse critério pelo fato de não ser possível abranger aqui a totalidade das denominações atuantes em Marechal Cândido Rondon.
Relembramos fatos marcantes das igrejas Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (Comunidade Martin Luther), Evangélica Luterana do Brasil (Comunidade Cristo), Católica, Primeira Igreja Batista, Igreja de Deus no Brasil e Evangélica Congregacional do Brasil… as informações foram coletadas em livros, materiais das próprias igrejas, amigos e no site Memória Rondonense.
Confira essa reportagem especial e que Deus continue abençoando o nosso querido município!
“Como é feliz a nação que tem o Senhor como Deus, o povo que Ele escolheu para lhe pertencer”! Salmos 33:12.
Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)
Comunidade Evangélica Martin Luther
No dia 15 de janeiro de 1951, foi celebrado o primeiro culto da Comunidade Evangélica Martin Luther de Marechal Cândido Rondon, na casa do pioneiro Antonio Rockembach, oficiado pelo Pastor Wilhelm Schiemann, da cidade de Erechim (RS).
Em 06 de janeiro de 1952, houve a fundação da Comunidade Evangélica.
Em fevereiro de 1952, a firma Madeireira Rio Paraná “Maripá” (empresa colonizadora) cedeu uma quadra de terreno para a comunidade, em frente à praça Willy Barth. A mata começou a ser derrubada pelos membros da própria comunidade.
Em 26 de outubro de 1952, aconteceu a inauguração da 1ª igreja da Comunidade, construída em madeira, pelo pastor Wilhelm Schiemann.
Em 18 de outubro de 1957, foi inaugurado o campanário de três sinos da igreja.
No ano seguinte, foi criado o 1º grupo da juventude evangélica e em junho, aconteceu a fundação da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE).
Em 09 de maio de 1959, foi aprovada a criação da escola primária, hoje Colégio Martin Luther.
Em 23 de julho de 1959, chegou a Marechal Cândido Rondon o pastor Joachim Pawelke, procedente da Alemanha, para assumir como primeiro pároco da Comunidade Evangélica Martin Luther, tomando posse no dia 21 de outubro de 1959.
Em 1960, foi escolhido o nome da comunidade: Martin Luther.
No ano de 1961, teve início a escola primária Martin Luther, com 176 alunos.
Em 1963, foi lançada a pedra fundamental da nova igreja, e mesmo em construção, o templo foi sendo usado e reunia centenas de pessoas em cultos.
Em 1969, a inauguração da torre com sinos da igreja nova e do novo pavilhão foram destaques, além da inauguração do internato Martin Luther, neste mesmo ano, onde hoje está instalado o Colégio Martin Luther.
Em 1978, a construção da igreja foi concluída!