IECB – Igreja Evangélica Congregacional do Brasil
A Igreja Evangélica Congregacional do Brasil, na cidade de Marechal Cândido Rondon, começou suas atividades em 1959, com as famílias pioneiras de Ernesto Schulz, Reinoldo Neuhus e Paulo Schefler, migrantes do estado do Rio Grande do Sul.
Essas famílias já eram membros congregacionais e sentiam uma sede espiritual. Assim, solicitaram, via carta, atendimento pastoral, que aconteceu com a vinda do Pr. Gottfried Rode. O primeiro culto oficial foi realizado com essas primeiras famílias em 16 de setembro de 1959, acontecendo inicialmente nas residências.
Em todos esses anos, a igreja cresceu muito, quer seja na sua estrutura, como nas atividades, tanto que daqui originaram-se os trabalhos dos municípios vizinhos, tendo hoje três templos na cidade (Centro, Higienópolis e Bairro São Francisco).
Desde 1959 até hoje vários pastores atenderam este trabalho:
De 1959 a 1965 = Pastor Gottfried Rode
De 1965 a 1974 = Pastor Gustavo Altmann
De 1974 a 1982 = Pastor Jan Serfas
De 1982 a 1983 = Pastor Roberto Jung
De 1983 a 1992 = Pastor Bruno Giese
De 1992 a 1993 = Pastor Claudio Schefer
De 1993 a 2000 = Pastor Celso Rhienheimer
De 2000 até hoje = Pastor Dorival Seidel
No ano de 2002 a paróquia conta com um co-pastor, Edison Lutzer, residente em Mercedes. Vários estagiários também prestaram serviços à paróquia: Zeno Wehrmann, Lauro Schumann, Helio Renner, Waldemiro Fiedler, Valdir Brandt, Albino Krause, Geraldo Friske e Everaldo Wagner. Pastor Danilo Wohlenberg, Pr. Lic. Laerte Ross e Pastor Lic. Itamar Fritzen, Jaime Pufal também auxiliaram na paróquia.
Toda glória e todo louvor a Deus!
Atualmente, muitas outras denominações cristãs tem suas atividades em nossa cidade, sendo instrumento para a edificação do Reino do Senhor Jesus, de modo que podemos citar o trecho do hino municipal rondonense “Nas vilas, bairros e cidade, nos templos muitos agradecem”. Agradecemos a cada etapa dessa história que contribui para a fé dos rondonenses, e cremos que novos caminhos ainda serão escritos para a Glória de nosso Deus.