Conectado com

História dos Batistas Independentes em Marechal Cândido Rondon – PARTE 2

Cotidiano

História dos Batistas Independentes em Marechal Cândido Rondon – PARTE 2

Por Pastor William T. Dornelas

 

Dando continuidade à história da Igreja Batista Independente Filadélfia em Marechal Cândido Rondon, iniciada na última edição, agora vamos apresentar o terceiro capítulo, que descreve o seu desenvolvimento desde que a CIBIPAR (Convenção das Igrejas Batistas Independentes do PR), investiu em sua reorganização, até os dias atuais. Confira:

 

III – Da reorganização aos dias atuais

Após a decisão da Convenção de intervir no campo de Marechal Cândido Rondon e enviar um obreiro, ficou estabelecido a vinda do pastor Adecildo com sua esposa Cleusa e seus filhos Rhuan e Pâmela. Estes viriam assumir o campo e reiniciar os trabalhos da igreja que estavam interrompidos; isso aconteceu três meses após a decisão da CIBIPAR.

A Igreja Batista Independente Filadélfia ficou como campo missionário sob intervenção da CIBIPAR por três anos, desde a chegada do pastor Adecildo em setembro de 1997 até 2000, quando esta voltou a ser administrada novamente por uma diretoria eleita internamente, bem como se manteve com recursos enviados pela CIBIPAR durante cinco anos aproximadamente.

O período de maior crescimento da igreja se deu neste tempo de permanência do pastor Adecildo com sua família, que a pastorearam por onze anos. Onde eles vivenciaram um tempo de restauração espiritual e um crescimento organizacional e material neste campo.

Foi neste tempo que a igreja iniciou o empreendimento da construção do salão social de dois pisos, com a intenção a princípio de que o 2º piso serviria como residência pastoral. Foi um projeto realizado pela fé e com muito trabalho, inclusive de mutirões, mas Deus honrou a comunidade e moveu o coração de muitas pessoas para tal realização. Dentre estes fica a gratidão à Família Ruzza dos Supermercados Rimmava, que doou toda a estrutura pré-moldada através do Sr. Joce (em memória), e a Família Telles que fez a doação para aquisição das ferragens.

É importante mencionar também a mobilização da própria comunidade na realização de Feiras da Cuca para arrecadar verbas para a construção, e todos foram imprescindíveis nesta obra; agradecemos às famílias Dauss, Kessler, Schulz, Schiller que foram firmes neste propósito, e a cada membro da igreja que contribuiu para que esse empreendimento fosse possível, conforme relatos do Pr. Adecildo.  Eu tenho a certeza plena que Deus na Sua bondade e graça recompensará a cada um…

Também foi neste tempo que a igreja batizou um número maior de pessoas provenientes de outras religiões e até mesmo sem uma religião definida. Também a igreja iniciou trabalhos em outras cidades, como à abertura de um ponto de pregação em Santa Helena-PR, e o apoio a abertura em Dourados-MS.

O pastor Adecildo esteve à frente até fevereiro de 2009, ano em que assumiu o pastor José Aldoir Taborda, que chegou em abril de 2009, permanecendo até abril de 2012, período em que avançou a construção do salão social. Após a partida do Pr. Taborda, a igreja ficou sem pastor até o final daquele ano, mas em atividades estando à frente da igreja a Evangelista irmã Woni Wutzke Ferreira, e avançou um pouco mais em sua estrutura física.

Em janeiro de 2013 a igreja convidou o Pr. Mauro Gomes, de São Paulo, que assumiu e permaneceu até agosto de 2014, quando este entregou o cargo. E com diálogo entre a Diretoria da CIBIPAR e a Diretoria da Igreja, após um mês, o presidente da CIBIPAR, Pr Tiago entrou em contato com o Pr. William (narrador) e lhe fez o convite pra conhecer a igreja.

Foi no mês de setembro de 2014 que aconteceu a visita do Pr. William e família, que após um final de semana conhecendo a igreja e dialogando com a diretoria e seus membros, colocou-se à disposição para assumir a igreja. Após uma Assembleia no final de setembro, quando a igreja optou por nos convidar para pastoreá-la, recebemos com alegria o convite e aceitamos.

Em outubro de 2014 o Pr. Moacir Andrade, membro da Diretoria da CIBIPAR, na presença de outros pastores e da igreja, deu posse ao Pr. William Dornelas, juntamente com sua família, para assumir o campo.

A igreja hoje está com sua infraestrutura pronta, que compreende o Templo para 100 pessoas e um salão social onde localiza-se o gabinete pastoral, com salão de festas, cozinha com churrasqueira no 1º piso e salas de aula e jogos no 2º piso. Algumas benfeitorias foram realizadas após a chegada do Pr. William e a igreja continua avançando no seu papel mais importante de anunciar o Evangelho. Neste período, recebemos alguns membros através do batismo e por reconciliação, e a igreja conta hoje com 28 membros arrolados e outros congregados. Iniciamos no ano de 2019 um trabalho com algumas famílias na cidade de Mercedes-PR, onde temos evangelizado várias pessoas de uma família.

Assim prosseguimos com a obra nesta pequena comunidade, ainda enfrentando algumas dificuldades na evangelização, mas com perseverança cientes de que “Aquele que começou a boa obra, é fiel para completa-la”. E somente Ele através do Seu Espírito, convence o homem do “pecado, da justiça e do juízo” e atua através de nós e muitos hão de ser salvos.

Por fim quero dizer que procurei narrar aqui neste breve histórico os fatos que ilustram essa caminhada que já supera 50 anos da Igreja Batista Independente Filadélfia deste a sua chegada em Marechal Cândido Rondon. Peço perdão se deixei de fora alguns nomes, que sim, foram muito importantes nesta obra que é do Senhor, e Ele mesmo abençoará a cada um.

A Deus toda a Glória, honra e louvor eternamente!

Cotidiano
Informações gerais

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Cotidiano

Artigos Populares

Esporte, Saúde e Qualidade de Vida

Pedalar: um estilo de vida

Letra de Mulher

E a louça, já lavou?

Para o Topo