Conectado com

Papo de Homem

Honra de ser mãe

“Adão deu à sua mulher o nome de Eva, pois ela seria mãe de toda a humanidade”. Gênesis 3:20 (NTLH)

Ilustrações – Neste mês, celebramos um dia especial em homenagem às mães, as quais, mais do que ninguém, merecem mesmo que se celebre um dia em sua honra. Certa vez, uma mãe, sentindo um esgotamento físico e emocional, foi se consultar com um terapeuta. Logo que ela terminou de descrever como ia a sua vida, o terapeuta resumiu a história desse modo: “Toda pessoa possui 100% de energia; e a senhora investe 50% de suas energias no trabalho, e 50% em seu marido, e outros 50% em seus filhos. Essa é a questão!” A mãe está sempre fazendo mais… pena que o mundo atual não respeita o grande papel das mães. Todavia, Deus dá grande honra às mães e também convoca a todos a fazerem o me5smo. Homem que é homem tem essa postura privilegiada, honrar a mãe.

Deus sendo Deus tem honrado a mãe desde o princípio e não foi diferente com o primeiro homem, Adão.

Quando Deus criou o homem e a mulher, segundo o livro de Gênesis 3:20, Adão deu a ela o nome de Eva, porque ela seria a mãe de toda a humanidade. A mulher que é mãe, então, reflete em seu ser, algo do poder criativo de Deus, porque somente Deus pode dar a vida, e a mãe possui um reflexo desse poder.

A mãe não é criadora da vida, mas ela é o instrumento usado por Deus para trazer vida nova ao mundo. Então, homem, você é permissão de Deus que foi gerado por uma mulher, sua mãe.

Veja como Deus tem honrado às mães: Ele compartilha com elas o Seu poder criativo. Por isso elas devem ser honradas.

Considere o ponto alto desta realidade, que foi o fato da encarnação do Senhor Jesus Cristo. A forma mais elevada de Deus honrar as mães foi usando uma delas para trazer Jesus, o Seu Filho, ao mundo.

Quando o anjo apareceu a Maria para anunciar o nascimento de Jesus, ele disse: “Salve agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres”. O anjo estava dizendo: “Maria, você é muito abençoada. O Senhor está com você” (Lc 1:28). Deus abençoou a Maria, e a todas as mulheres, usando-as para trazer filhos como você e eu a este mundo. Mãe, instrumento poderoso nas mãos do Deus Todo Poderoso.

No catolicismo romano se usa o título Mãe de Deus para referir-se a Maria, mas este título não é correto. Maria não é a mãe de Deus, porque Deus sendo Deus não pode ter mãe; Ele sempre existiu, Deus é eterno… porém é fato: Maria foi mãe de Jesus em Sua humanidade. Maria foi mãe da natureza humana de Jesus, mesmo que Sua natureza divina sempre tivesse existido.

Então, não vamos cometer o erro de pensar em Maria como mãe de Deus. Devemos reconhecer isto sim, que ela foi a mãe de Jesus… José não foi o pai de Jesus. Contudo, Maria, sim, foi mãe de Jesus.

As mulheres então têm recebido uma honra que não tem sido dada aos homens – a honra de que uma delas foi usada para trazer o Filho de Deus ao mundo.

Conclusão: – Um famoso pregador, de outra geração, teve quatro filhos, e todos também se tornaram pregadores. Já imaginou como devia ser o jantar na casa dele? Em certa ocasião, um visitante perguntou a um dos filhos quem era o melhor pregador da família, imaginando que o famoso pai fosse o indicado. Porém, sem pensar muito, o filho respondeu: “É minha mãe”.

Que maravilhoso é fazer parte de um projeto divino e ser a realização desse projeto. Deus usou a sua mãe e a todas as mães para que a terra fosse tomada por filhos por você. Então honre a sua mãe e dê a ela o seu melhor. Filho que é filho de verdade valoriza e honra a mãe. Deus continue abençoando as mães.

Papo de Homem
Pastor Adelson de Oliveira

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Papo de Homem

  • Papo de Homem

    A maior prova de amor

    Por

    “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu Seu único Filho, para que todo...

  • Papo de Homem

    Gratidão

    Por

    A gratidão é um sentimento que devemos cultivar dentro de nós a todo instante. Ela surge...

  • Papo de Homem

    Ser ou não ser?

    Por

    Aproximando-se os dias da morte de Davi, ele chamou Salomão, seu filho, para lhe dar a...

  • Papo de Homem

    Ufa, chegou o Natal!

    Por

    Ufa, chegou o Natal! Até que enfim, algo bom, gostoso, agradável, diante de um ano meio...

  • Papo de Homem

    Coragem! Não tenha medo, exerça a fé!

    Por

    O medo é gerado, muitas vezes, por causa de traumas, que são feridas na alma. Cada...

Para o Topo