Conectado com

Inovar para inspirar

Educação

Inovar para inspirar

Por Prof. Ms. Adriana da Cunha – Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental II e Ensino Médio – Colégio Evangélico Martin Luther

Toda a humanidade está vivendo momentos difíceis em razão da pandemia de Covid-19. Por outro lado, todos os dias pessoas e instituições descobrem caminhos para enfrentar seus problemas e viabilizar suas atividades. São novas formas de trabalhar, de estudar e até de conviver. O que podemos aprender com esta realidade desafiadora?

Muitas vezes, através de livros, filmes ou noticiários, tomamos conhecimento de pessoas que passaram por situações semelhantes aos nossos momentos de dificuldade, bem como de formas que elas encontraram para sair dessas situações. São pessoas que inovaram, isto é, atualizaram, mudaram, inventaram algo bom para sua vida. A experiência dessas pessoas acaba nos inspirando a também mudar e melhorar, mostrando que é possível e é bom tentar uma nova abordagem para algo que nos incomoda.

Talvez este seja um bom momento para procurarmos ouvir essas pessoas, buscando conhecer suas histórias. Podemos desperdiçar menos tempo às abundantes futilidades que nos são impostas pela grande mídia e investir mais tempo em assistir a bons filmes, ler bons livros, conversar com pessoas mais experientes, enfim, conhecer histórias de superação.

Pode ser que nós mesmos, em meio às nossas dificuldades, tenhamos descoberto formas de vencer ou amenizar problemas do dia a dia. Nossa experiência de vida também é valiosa, para nós e para os que nos cercam. Podemos lembrar de ocasiões em que vencemos problemas e nos inspirar para enfrentar as dificuldades do presente. Podemos, também, através de uma palavra de apoio, de um ombro amigo ou até abrindo nosso coração, inspirar alguém que esteja precisando de ajuda, para que continue lutando, buscando outras formas de enxergar os problemas, ou seja, inovando.

Nossa escola, como todas as outras, foi muito impactada pela pandemia. Reagimos antecipando inovações que já estavam em nossos planos e nos inspirando em experiências positivas. Foi assim que conseguimos manter da melhor forma possível os processos de ensino e aprendizagem e realizar, em formatos inovadores, nossos principais eventos. E, para nossa satisfação, nossas inovações também inspiraram positivamente outras escolas.

 

“Criatividade é pensar coisas novas. Inovação é fazer coisas novas.”

(Theodore Levitt)

 

Educação

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Educação

Para o Topo