A Bíblia nos mostra, em algumas passagens do Novo Testamento, a ótima relação de Jesus e as crianças. Ele teve a atitude de abençoar e curar, com isso ele nos convida a refletir sobre os cuidados e atenção que as crianças merecem de nós. Em Mateus 19:13-14, Ele nos revela uma mensagem muito importante: quando Jesus ordena que deixassem vir até Ele as crianças, porque delas é o Reino dos Céus, Ele revela uma mensagem importante. Num mundo tão desatento às necessidades infantis, no qual falta amor, cuidado e respeito pelas crianças, que lições podemos aprender com Jesus? Qual é o valor que as crianças têm para Ele? Somos desafiados pelo próprio Cristo a olharmos para os pequeninos.
Jesus queria que as crianças pudessem chegar até Ele sem nenhuma dificuldade. Uma responsabilidade que cada pai deve assumir, aliás nós fomos colocados como o sacerdote da casa. O mundo de hoje oferece muitos embaraços que podem representar desafios para que as crianças cheguem até Jesus e aos benefícios e valores do Reino de Deus, então nós somos os responsáveis para evitar que isso aconteça. Outra situação é a falta de exemplo por parte dos adultos, ausência de ensinamentos e o tratamento indevido da espiritualidade nas crianças; isso faz com que elas deixem de conhecer a Jesus ou que abandonem o relacionamento com Ele à medida que crescem.
Crianças necessitam de cuidados, de um olhar atento e de carinho e isso também é valido quando se trata de espiritualidade. Homem de verdade não deixa brechas para que mais tarde falem que a culpa foi nossa por não termos feito a nossa parte.
Precisamos sempre ter em mente que, para uma criança, não basta prover sustento e conforto. Amor e dedicação são indispensáveis e quem nos ensinou isso foi Jesus! Ele é vida e é isso que Ele quer proporcionar às crianças, como vemos na passagem da ressurreição da filha de Jairo. Quando Jesus chegou, a menina já estava morta, mas Ele devolveu-lhe a vida. Jesus chama as crianças para a vida, para estar junto Dele. Então, caro leitor, vamos juntos abençoar as nossas crianças, semear vida e encaminhá-las para os braços de Jesus, para que no presente e no futuro, sejamos honrados por elas.
Não esqueçamos que elas são como flechas em nossas mãos e se não apontá-las para o alvo certo na vida, corremos o risco de perdê-las para os alvos da maldade. Jesus é o alvo certo, por isso Ele disse: “deixem vir a Mim as crianças, porque delas é o Reino dos Céus”.