Certa vez, os discípulos de Jesus estavam curiosos e queriam saber como o Mestre conversava com Deus. Eles esperaram Jesus terminar sua oração e perguntaram a Ele: “Mestre ensina-nos a orar, assim como João ensinou a seus discípulos”.
Jesus sabia que eles não compreendiam muito bem o que era oração e que estavam com um pouco de ciúme dos discípulos de João, mas isso não o impediu de ensinar como eles deveriam conversar com Deus.
Jesus disse a eles que era muito importante reconhecer que Deus é Pai e que podemos chamá-lo assim. Ele não é somente meu Pai, mas é Pai de todos os Seus filhos; Ele é nosso Pai e podemos pedir que Ele nos perdoe quando erramos e agradecer por tudo que faz por nós e pelos outros. Como Deus é nosso Pai, podemos conversar com Ele sobre as coisas tristes e alegres.
Jesus disse para Seus discípulos e hoje diz a nós: “Vocês devem orar assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o Teu Nome. Venha o Teu Reino. Seja feita a Tua vontade, tanto na terra como no céu. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores e não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mal”. Jesus nos diz para orarmos pedindo a Deus que nos guarde nos dias maus.
Este é um final maravilhoso para qualquer oração. Nosso Deus controla tudo. Só Ele tem poder para nos ajudar a cada dia e em todas as situações. E fará isso! Não importa o que esteja acontecendo em nossa vida, Ele tem poder para mudar todas as situações e nos dar a força e a sabedoria necessária. Nós queremos que Deus tenha todo o louvor e honra e seja sempre um Pai amoroso cuidando de nós.
Jesus ensinou esta oração para que todos os filhos de Deus aprendessem a se comunicar com Deus como a um Pai. Ele deseja que falemos com Deus diariamente. Podemos e devemos orar, isto é, falar com Deus, onde, quando e quanto quisermos, pois Ele escuta sempre a nossa oração.