Você já passou um perfume que acha maravilhoso, que todo mundo elogia, mas você não sente mais o cheiro? O cheiro ainda está ali, mas você se acostumou e não gera mais o mesmo efeito em você.
Um trinco de porta que não funciona direito, uma janela que não abre sem uma força extra, um monte de roupas para passar… tudo isso gera um estresse inicial, mas, se você encontrar o jeito certo de girar o trinco, aplicar uma forcinha na janela ou contornar o monte de roupas, gradativamente o estresse vai diminuindo e você vai se acostumando.
E você se acostuma com notícias ruins, com comportamentos inadequados, com linguagem imprópria e com tantas outras coisas que, tempos atrás, te causariam estranheza.
A que mais você tem se acostumado?
- Palavreado fútil – acostumamos com palavrões ou linguagem chula e quando menos esperamos, escapou da boca;
- Fofoca – até brincamos: vamos fofocar?
- Músicas seculares – letras que banalizam a traição, incentivam bebida e sacanagens;
- Roda de amigos – nos tornamos parecidos com as pessoas com quem mais nos relacionamos. Nos acostumamos às amigas que são infiéis aos maridos, fofoqueiras, boca-suja, frívolas, que abusam da sensualidade;
- Séries e filmes – torcemos pelos ladrões e pela infidelidade, tomamos partido em triângulos amorosos;
Redes sociais – postamos e assistimos mentiras e ainda perdemos tempo precioso que poderíamos gastar com a nossa família e com o Senhor.
O apóstolo Paulo disse aos Romanos, no capítulo 12, versículo 2: “Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Em outras palavras: “não se acostume com o que está vendo no mundo, mas continue se transformando segundo a vontade de Deus”.
A palavra “conformar” significa “tomar a forma” de algo, ou “ficar conforme a forma”. Quando Deus criou o ser humano, Ele disse: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gênesis 1:26). Portanto, essa é a forma que devemos ter.
Em Jeremias 18:6, lemos: “Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? — diz o Senhor; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel”. Não se acostume e não se deixe moldar às formas do mundo. Deus te criou para formatos muito superiores.
Ajuste-se às mãos do oleiro, pois, em breve, a paisagem mudará, e depende da tua forma combinar ou não com o novo céu e a nova terra que Ele tem preparado para aqueles que O amam.