Pastor Ivo Lídio Köhn – Igreja Evangélica Congregacional do Brasil – Nova Santa Rosa
Ao nascermos, a vela da nossa vida foi acesa pelo amor de Deus, que aqui nos colocou para brilhar, iluminando e aquecendo um mundo carente de luz e de amor. Jesus diz em Mateus 5:14: “Vós sois a luz do mundo.” Em Joao 8:12 Ele, como fonte dessa luz, declara: “Eu sou a luz do mundo.”
A vela aquece a sua proximidade e se há calor em nós, aquecemos os que estão ao nosso redor. Se houver luz em nós, iluminamos os que estão próximos de nós. Nem sempre isso é fácil e por isso, às vezes, nosso rosto está iluminado, mas outras vezes parece que a luz em nós quase está apagada e mal apenas temos força para manter-nos mesmos em pé. Por estarmos rodeados de muitas trevas, é difícil estar sempre no rumo certo, calar, obedecer ou ceder. Sim, quando os ventos da adversidade sopram muito fortes, como doenças, dores, problemas financeiros, perda de emprego, dificuldades matrimoniais, sonhos não realizados, os revezes da vida, a chama da nossa vela quase apaga. Mas, nessas situações, pense e lembre-se das pessoas que lhe amam: seus pais, seus avós, seus professores, todos que lhe ajudaram a chegar aonde chegou, que iluminaram seu caminho. Essas velas passaram pelas mesmas ameaças, mas não se apagaram. Pense na missão com a qual Jesus, a luz de mundo, lhe encarregou e peça que Seu Espírito sopre sobre sua vida e reacenda a chama.
Assim como você tantas vezes reacendeu sua vela na vela de outros, não permitindo que se apagasse olhando para outros ao seu redor que passaram pelos mesmos ou piores vendavais, permita que outros possam reacender suas velas olhando para seu exemplo de persistência, fé e coragem. O mundo necessita de referenciais, de luzes que possam orientar, guiar e aquecer. Deixe sua luz brilhar. Tenha sempre um sorriso nos lábios, seja simpático (a), cordial, educado (a), amigável. Aperte a mão e abrace os entristecidos, enxugue as lágrimas dos que choram, tenha sempre uma palavra de reconhecimento, comemore e se alegre com os que estão alegres; chore, se necessário, com os que choram, agasalhe o que passa frio e alimente o que passa fome. Mantenha-se sempre em contato e comunhão com a luz do mundo, com a fonte de luz, calor e amor que é JESUS.
A vela, no cumprimento de sua missão, vai gastando-se e você e eu também, no cumprimento da nossa missão de iluminar e aquecer nosso mundo, vamos gastando nosso tempo, nossos recursos, nossa vida, mas assim como na vela, também em nossa vida a chama permanece inalterável, o amor pelo que fazemos não diminui, não se esvazia até que a vela apaga e nós damos nosso último suspiro com o sentimento do dever cumprido e lembrando que cumprimos a missão de ter estado aqui não para sermos servidos, mas para servir, como Jesus.