Fabiana Maria Chaia (38), é filha de Iris e Felix Chaia e casada com Jaime Ettore Kirsten (foto). Natural de Cascavel (PR), mas residiu desde criança em Cafelândia. Mudou-se para Marechal Cândido Rondon no ano de 2000, quando passou no vestibular da Unioeste para cursar Educação Física, curso em que se graduou licenciada e bacharelada no ano de 2005. “Atuei na área por curto espaço de tempo, pois novas oportunidades mudaram meu rumo. Graduei-me em Administração, na Faculdade Luterana Rui Barbosa (Falurb), onde também sou pós graduada em MBA Executivo com ênfase em Cooperativismo e Associativismo; Certificada em Analista Comportamental, Coaching Assessment e Certificação de PNL pelo Instituto IBC (Instituto Brasileiro de Coaching); Comunicação Não Violenta e Comunicação Poderosa, certificada pelo Instituto Gente”, destaca.
Desde 2009, trabalha em Cooperativa de Crédito, na área de atendimento direto ao público, e foi este desafio, de trabalhar com diversas pessoas, que a inspirou nas formações acima.
“Quando você domina a arte de lidar com as pessoas, você diminui suas guerras” (Tiago Brunet). “Essa frase é, além de inspiradora, verdadeira, pois você não acaba só com as suas guerras, mas também com as daqueles que lhe procuram para ajudá-los. E é esta inspiração que me alavanca a estudar cada dia mais sobre pessoas e comportamentos. Quando não temos devido conhecimento ou entendimento, sofremos, ficamos adoentados, estressados, não sabemos nos blindar quando preciso, e é nesta ideia que procuro dar conforto e respeitar meus associados, clientes, amigos, colegas e demais que almejam ajuda ou se desenvolver como pessoa, na área profissional e pessoal.
Os últimos dois anos foram de muitos desafios. O mundo se viu desperto, as pessoas que conseguiram tirar o melhor desse momento ímpar, são as que mais se desenvolveram em diversas áreas de sua vida. Já os que foram na ‘onda’ estão flutuando até agora tentando se reencontrar, e convenhamos que não está sendo fácil para ninguém. Neste momento, foi o que mais estudei. A leitura e o desenvolvimento pessoal com cursos online, conversas com pessoas interessantes, olhar realmente para fora do seu ‘eu’ e ter a percepção que muitas pessoas precisam de você, e você delas. As mudanças acontecem, querendo ou não, aceitando ou não, mas como vai ser depende do olhar que colocar nelas, da sua destreza em tirar melhor proveito desses momentos. Se o seu sentimento é que precisa de ajuda, não se ache fraco, pois são os fortes que procuram cada dia mais o desenvolvimento, são os fortes que sentem e querem ser cada dia melhores. Desejo a você toda a felicidade do mundo, mas se diferente acontecer, que seja forte e corajoso”, ressalta.