Josué, um homem comum como você e eu, tomou uma posição maravilhosa, encorajadora, poderosa, diante de uma grande multidão de pessoas. Ele disse o seguinte: “Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor”. Josué 24:15. Ele disse isso diante de toda a população de Israel, na sua época.
Josué não se intimidou diante daquela multidão, porque havia feito uma aliança com Deus, quando Este disse para ele ser forte e corajoso, lá no capítulo um do mesmo livro. Podemos ter certeza que, quando nos posicionamos diante de Deus e diante da sociedade na qual estamos inseridos, Deus honra e nos põe em níveis mais elevados. Ninguém existe por acaso, nascemos com planos definidos pelo próprio Deus e nesses planos não está incluído uma vida de derrotas, frustrações, fraquezas e retrocessos. A nossa força e a nossa coragem devem ser depositadas em Deus para alcançarmos tudo o que já está pronto da parte Dele para nós.
Vivemos em uma sociedade onde a força e a coragem têm sido usadas, na maioria das vezes, para atitudes erradas: violência doméstica, espancamentos, imposições traumáticas, abusos e porque não dizer, até traições. É necessário focar no certo, no que de fato vai levar a pessoa a ser honrada por Deus. Na verdade, Josué diante de todas aquelas pessoas, estava renovando sua aliança com Deus, e de fato foi assim. Ele faleceu com 130 anos de idade, desfrutando de boa saúde, sua família, netos, bisnetos, sua futura geração, devido à posição que tomou diante de Deus e da sociedade. Tenha certeza de algo: o que Deus tem para você é para você e ninguém pode te ajudar, se você mesmo não toma a posição de querer e buscar conquistar. Josué foi um homem forte e corajoso para o que Deus tinha para ele, tomou posse, venceu com uma posição de honra: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor”. Isso não tem nada a ver com religião ou denominação, mas sim com posição diante de um Deus que sonda e conhece cada um de nós. Um Deus que sabe o nosso passado, presente e futuro.
Foquemos Nele, sendo fortes, corajosos e sem nenhum receio do que vão pensar ou falar, dizendo com atitude e não apenas com palavras: “Eu e minha família serviremos ao Senhor”.